TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BANCO DE DADOS – PROPRIEDADE ACID

Projeto de pesquisa: BANCO DE DADOS – PROPRIEDADE ACID. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 8

1 1. INTRODUÇÃO:

• A resolução desde projeto mostrou muito importante para aprimorar, o conhecimento sobre Engenharia de Software. São apresentados resultados obtidos, benefícios do processo, problemas e soluções encontradas, e com estas soluções, o objetivo é atender as necessidades encontradas pela organização. A utilização de computadores nas diversas áreas do conhecimento humano tem gerado uma crescente demanda por soluções computadorizadas Este projeto propõe uma solução informatizada para a empresa “Nossa Locadora de Livros”, que ainda não possui uma automatização em sua organização.

2 2. OBJETIVO:

• Veremos algumas definições e uma visão geral da solução encontrada, diferenciando de um programa e vendo como uma atividade conceitual. O presente portfólio demonstra as principais soluções baseado em computador (software), usados na organização. Expõe a importância de uma projeto bem elaborado, de forma ágil e segura. Como as mudanças das tecnologias e soluções é acelerado, principalmente no que diz respeito aos avanços da tecnologia amarrada na área da informação. Este projeto teve fortalecer o plano de ação da organização, gerando informações rápidas e precisas, garantindo uma estruturação de gestão diferenciada.

DESENVOLVIMENTO

1. BANCO DE DADOS – PROPRIEDADE ACID

As propriedades ACID (atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade) são fundamentais nos bancos de dados, sejam os relacionais ou os orientados a documentos. Então, também é valido tratarmos desse assunto referente aos bancos relacionais, em um contexto geral.

Atualmente os sistemas de informação suportam vários usuários. O banco de dados tem que garantir a confiabilidade nas transações, haja vista que muitas podem ocorrer concorrentemente.

A maioria dos programas desenvolvidos atualmente são para uso multiusuário, um sistema de controle de estoque por exemplo. Imagine 10 terminais buscando e inserindo informações a cada segundo em um servidor. Todos eles executam um conjunto de comandos que são solicitados de uma só vez. Uma Transação é basicamente isso, um conjunto de comandos SQL em sequência ou não, sendo que, todos os comandos deste conjunto devem ser executados e por completo. Para um bom funcionamento de um SGBD, é necessário que ele tenha um conjunto de propriedades, conhecido como ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), onde estas propriedades vão definir como serão executadas as transações. O ACID pode ser descrito com poucas palavras:

Atomicidade: Qualquer operação deve ser executada por completo, caso contrário a ação é desfeita, comando conhecido como “rollback”. Em outras palavras, é um tudo ou nada: se houver alguma falha durante a execução, a transação é desfeita. Ou, nas palavras dos autores: “uma transação é uma unidade atômica de processamento; ou ela será executada em sua totalidade ou não será de modo algum”. O subsistema de restauração de transações do SGBD é o responsável pela atomicidade.

(Preservação de) Consistência: Os dados de um Banco de Dados devem permanecer íntegros após qualquer transação, transação esta que deve respeitar restrições e pré-requisitos impostos pelo SGBD. Imagine que seja tirada uma fotografia dos dados de um banco de dados. Este é o estado do BD. Após a fotografia, é feita uma transação neste BD e retira-se uma nova foto. Se na primeira o BD estava consistente, então na segunda ele tem que estar também. Citando a bibliografia: “uma transação será preservadora de consistência se a sua execução completa fizer o banco de dados passar de um estado consistente para outro. (…) Um estado do banco de dados é a coleção de todos os itens de dados armazenados no banco de dados em determinado momento.” A responsabilidade aqui é dupla, sendo tanto do programador quanto do módulo do SGBD que garante as restrições de integridade.

Isolamento: As transações devem ocorrer sem que outras interfiram em sua execução, ou seja, uma por vez. É o cada um por si: “uma transação deve ser executada como se estivesse isolada das demais. Isto é, a execução de uma transação não deve sofrer interferência de quaisquer outras transações concorrentes. (…) É imposto pelo subsistema de controle de concorrência do SGBD.” O chamado nível de isolamento verdadeiro (nível 3) não permite atualizações perdidas, leitura de sujeira nem leituras repetíveis.

Durabilidade (ou permanência): Qualquer mudança no Banco de Dados – operação ‘sistema. Fez, está feito – “as mudanças aplicadas ao banco de dados por uma transação efetivada devem persistir no banco de dados. Essas mudanças não devem ser perdidas em razão de uma falha”. Responsabilidade: subsistema de restauração do SGBD.

Considerando que, após essa elucidação, concluir que o ACID é muito importante para um Banco de Dados, pois é este conjunto de características que garante a qualidade e segurança (contra falhas do sistema) das transações, obtendo assim bons resultados no armazenamento correto das informações. Cada propriedade tem sua importância. Com a Atomicidade, as transações são executadas com sucesso até o final, comando por comando, no caso de erro em qualquer um deles o SGBD deve desfazer o que foi alterado, então temos a garantia de que os cálculos, atualizações, ou outras operações não foram executadas incompletas, e sim até o fim com sucesso. Já a Consistência é importante porque uma operação não pode violar a integridade dos dados, ou seja, após executar uma transação, o banco de dados deve manter a consistência dos dados, mesmo ocorrendo alterações (Update, Insert...). O Isolamento vai evitar que a transação que está sendo executada, seja interferida ou interrompida por outra solicitação, evitando que erros aconteçam. A Durabilidade vai garantir que os dados que foram gravados pelas transações, não sejam perdidos ou danificados, mesmo que ocorra alguma falha no sistema, como travamento e queda de energia (desde que não haja perda de hardware).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com