TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Do Concreto Endurecido

Artigos Científicos: Propriedades Do Concreto Endurecido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2014  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  3.468 Visualizações

Página 1 de 3

PROPRIEDADES

DO CONCRETO

ENDURECIDO

Entendemos o concreto como um material de construção em constante evolução. Através do tempo ele sofre alterações. Todos os fatores ocorridos no decorrer do tempo influenciam nas propriedades dele. Depois de endurecido é necessário que ele tenha durabilidade, resistência e impermeabilidade, além de aparência, questões condicionadas pela história do material, ou seja, como foi feito, como foi utilizado, questões ambientais, entre outras. São esses fatores que permitem aos profissionais escolherem determinado material ou outro, de acordo com a finalidade do trabalho destes profissionais.

DENSIDADE

Esta característica varia de acordo com o adensamento do material e influencias do meio ambiente. Ela varia de acordo com as armaduras de aço contidas. O concreto pode ser fabricado sem agregados miúdos, com agregados leves ou pesados, fator influenciável à densidade.

ATRITO

O atrito varia de acordo com as irregularidades nas superfícies de contato entre os materiais utilizados. O concreto não é feito para mecanismos de suporte, exceto as tubulações. Portanto o estudo do atrito é pouco desenvolvido.

Existe um interesse no aumento do atrito em pavimentos, para aumentar a segurança dos transeuntes. Quando o local é áspero, o risco de acidentes é muito menor. Para este fim, pode-se utilizar agregados mais duros, como o coríndon eo os carbonetos de silício.

RESISTÊNCIA À ABRASÃO

É importante em locais onde cargas são movimentadas. Acontece que os grãos de agregados são arrancados ou rompidos. É necessário, então, a utilização de agregados mais duros e maiores, e uma pasta de cimento de alta qualidade. A resistência à abrasão cresce proporcional à resistência de compressão do concreto.

CONDUTABILIDADE ELÉTRICA

É variável conforme a umidade e a composição. Entretanto, podemos afirmar que o concreto é um mau condutor de eletricidade, mas não é um isolante. Seu valor como condutor elétrico varia de acordo com sua idade.

PROPRIEDADES TÉRMICAS

Entre as propriedades térmicas estão o calor específico, a dilatação térmica, e a capacidade de resistência ao fogo. O concreto normal é melhor condutor de calor do que os concretos leves. O que possui pequena densidade são materiais de isolamento térmico.

De acordo com a água entre os estreitos constatamos o calor específico do material. É calculado em grandes proporções no período de cura. Por outro lado, a dilatação térmica deve ser o mais próximo do coeficiente do aço. Este valor é uma grandeza variável que depende do cimento, dos agregados, da umidade e da seção transversal da peça em trabalho.

Em temperaturas elevadas, como o fogo, consideramos dois fatores: pode ser utilizado como chaminé, cubas de uso industrial, onde a temperatura sobe gradualmente; ou casos como choques elétricos, incêndios, variação de temperatura rápida.

A água no concreto pode estar em diferentes maneiras: água ligada quimicamente, água ligada fisicamente ou água no estado livre. Quando a água evapora as resistências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com