TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova - Inovação Tecnológica

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

Prova - Inovação Tecnológica

Data: 16/08/18

Prof. Dra. Franciane Silveira

André Vergamini       RA: 11021712

Leandro Tani              RA: 11061413

2)  As principais estratégias para a liderança mercadológica da Totvs, estão:

De caráter competitivo, no fato desta focar em um nicho de mercado específico de pequenas e médias empresas onde a Totvs possui expertise na incorporação tecnológica (outras empresas/softwares), mercadológica e estratégica oferecendo aos clientes um software de TI integrado para gestão de suas atividades. Também, a Totvs investe bastante em P&D Interno para otimizar seus serviços/produtos.

De caráter tecnológico, no fato da arquitetura desenvolvida pela Totvs permitir operar com diversas plataformas unificadas e utilização de uma arquitetura orientada para serviços que unifica aplicações desenvolvidas em diferentes linguagens de programação, integrar softwares ERP e possibilitar a customização para diversos clientes.

 Práticas essas, evidenciadas no estudo de caso, que ampliam sua vantagem competitiva no mercado por oferecer um serviço/produto diferenciado.

3) A incorporação de novas tecnologias e empresas em fase de fermentação faz com que o serviço/produto da Totvs "monopolize" o mercado. Por já ter um marketshare grande e experiência, permite que haja mais aceitação de seu produto/serviço. Isso faz com que sua tecnologia continue sendo dominante no cenário nacional.

4) Os aspectos negativos de manter um design tecnológico fundamentado em uma "tecnologia ultrapassada" é de perder fatia considerável de mercado para novos concorrentes que venham com designs tecnológicos mais avançados e interessantes para os clientes. A Totvs pode perder seu posto com a entrada de inovações disruptivas.

É difícil listar os aspectos positivos, pois sabemos da importância da inovação como vantagem competitiva duradoura para as empresas, porém um dos pontos positivos é que como a Totvs utiliza um design tecnológico próprio esta possui uma familiaridade maior para aprimorar suas funcionalidades e autonomia para modificar seu software/linguagem de programação para atingir objetivos estratégicos da empresa.

5) As possibilidades dos concorrentes multinacionais poderem conquistar o mercado está com a introdução de uma linguagem de programação com tecnologia/software superior, mais user-friendly e com outras funcionalidades que atraiam a clientela.

A Totvs pode se preparar para enfrentar concorrência externa e manter sua liderança no mercado com investimento forte em Inovação tecnológica, em P&D, e também em ouvir mais os clientes/obter um feedback destes quanto a como melhorar seu produto/serviço e o que estão buscando. O foco na satisfação e retenção dos clientes deve ser a prioridade da Totvs. E por conhecer o mercado e estar presente neste já a um bom tempo, larga na frente de seus concorrentes nesse quesito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com