TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Métodos Matemáticos

Por:   •  24/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Henrique Tufano Alvarenga

Otimização da Linguagem SQL

Quando falamos da otimização de consulta devemos se falarmos de uma linguagem de alto nível , por exemplo o SQL o qual é uma linguagem de manipulação e modificação de estruturas do banco de dados.

No momento em que ocorre a consulta SQL pelo usuário, elas são divididas em pequenas unidades chamadas de blocos de consulta, e são otimizadas um bloco de cada vez. Já os blocos aninhados eles são tratados como uma chamada de uma sub-rotina, feita uma vez por tupla . Eles serão convertidos pela álgebra relacional.

O modelo relacional é sem dúvida uma das tecnologias de banco de dados mais utilizados no mundo. Ele realiza operações da teoria dos conjuntos como união, produto cartesiano, intersecção e diferença e por operações específicas para banco de dados relacionais com a seleção, junção, agregação e projeção.

A primeira ação que o sistema tem que fazer, é uma consulta é traduzir a expressão em uma equivalente da álgebra relacional e representá-la em uma estrutura de dados conhecida como árvore de consulta. Tendo convertido a representação em uma forma interna melhor, o otimizador deve então definir como avaliar a consulta transformada representada pela forma convertida.

Um simples bloco de consulta em SQL não aninhado possui a cláusula SELECT que relaciona os atributos que representam os dados da consulta, a cláusula FROM relaciona as tabelas envolvidas na consulta, a cláusula WHERE especifica as condições de escolha das tuplas das tabelas, a GROUP BY agrupa tuplas que possuem o mesmo valor para a lista de atributos de agrupamento em grupos e, sobre estes, são aplicados funções de agregação. Por último a cláusula HAVING que específica as condições de escolha dos grupos de tuplas produzidos pela cláusula GROUP BY.

Uma característica importante no modelo relacional que favorece seu desempenho são os catálogos que oferece informações sobre a estrutura de dados, os tipos e formatos de armazenamento e as restrições sobre os dados. Estas informações são armazenadas na forma de tabelas e são requisitadas várias vezes e se uma implementação não planejada do catálogo poderá ocasionar um baixo desempenho no acesso aos dados.

Stored Procedure

Elas funções na qual chamamos por diversas circunstâncias. Na teoria, podem fazer qualquer coisa, até mesmo não relacionadas tão diretamente com as tabelas, ainda que raro.

Mas elas ficam armazenadas dentro do banco de dados, e não na sua aplicação. Você pode usar o SQL para invocá-las, mas de forma indireta, o banco de dados é quem administra ela.

Quando se programa, nos criamos basicamente duas coisas: estrutura de dados e algoritmos. Em códigos considerados modernos, e é normal fazer isso em classes que tem tanta estrutura (os membros com estado) e os algoritmos relacionados (os métodos). Em código mais procedural isso é isolado.

No banco de dados a estrutura é a tabela. As stored procedures são os métodos.

Trigger

Como o nome ja diz, o gatilhoz é um mecanismo de notificação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com