TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova PDI

Monografias: Prova PDI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

Embora cada processo seja uma entidade independente, com seu próprio contador de programa e estado interno, os processos freqüentemente precisam interagir entre si. Um processo pode gerar alguma saída que outro processo utiliza como entrada. Dependo, por exemplo, das velocidades relativas de dois processos – que dependem da complexidade relativa dos programas e de quanto tempo de CPU cada um tem – pode acontecer, embora um dos programas esteja pronto para executar, não haja nenhuma entrada disponível para ele. Deve ocorrer então um bloqueio, até que haja alguma entrada disponível para a continuação. Quando um processo bloqueia ele faz por não poder continuar devido a falta de uma entrada necessária para continuar se processando. Por outro lado pode ocorrer que um processo seja interrompido porque o sistema operacional (SO) decidiu dedicar a CPU a outro processo temporariamente. São duas condições completamente diferentes. No primeiro caso o processo não tem como continuar porque espera por uma entrada enquanto que no segundo caso o processo, embora esteja pronto para continuar, é suspenso em detrimento da execução de outro processo pela CPU. Aqui evidencia-se um problema técnico: falta de CPUs, impossibilitando que cada processo tivesse a seu próprio processador. A figura que se segue é um grafo de estados, mostrando os três estados em que um processo pode estar:

Fig. 1. Um processo pode estar em execução,. Em estado bloqueado ou pronto.

Na Fig. 1 temos:

1. Execuçào, com o processo utilizando a CPU

2. Pronto: Executável mas temporariamente parado para permitir a execução de outro processo

3. Bloqueado: Incapaz de executar até que receba a entrada necessária para continuar se processando.

Quatro transições são possíveis entre os três estdos mostrados na Fig. 1:

1. O processo bloqueia para entrada

2. O agendador seleciona outro processo

3. O agendador seleciona esse processo

4. A entrada torna-se indisponível

A transição 1 ocorre quando um processo descobre que não pode continuar. Em alguns sistemas o processo deve executar uma chamada de sistema , BLOCK, para entrar no estado de bloqueio. Em outros lê de um pipe ou de um arquivo especial (por exemplo um terminal) e não há nenhuma entrada disponível. Então o processo é automaticamente bloqueado. As transições 2 e 3 são causadas pelo agendador de processos, uma parte do sistema operacional, sem que o processo nem mesmo saiba delas. A transição 2 ocorre quando o agendador decide que o processo em execução atuou por tempo suficiente e permite que outro processo tenha algum tempo de CPU. A transição 3 ocorre quando todos os outros processos tiveram sua justa parte e é hora de o primeiro deles receber novamente a CPU para retomar seu processamento. A transiçõ 4 ocorre quando o evento externo pelo qual um processo está esperando (como a chegada de alguma entrada) ocorre. Se nenhum outro processo está executando neste momento, a transição 3 será ativada imediatamente e o processo começará a executar.

Usando o modelo de processos, torna-se muito mais fácil pensar no que está ocorrendo dentro do sistema. Alguns processos executam programas que executam comandos digitados por um usuário. Outros processos são parte do sistema e gerenciam tarefas como executar requisições de serviços de arquivos ou gerenciar os detalhes de operação de um disco ou de uma unidade de fita. Quando ocorre uma interrupção de disco, o sistema decide parar de executar o processo atual e executar o processo de disco, que foi bloqueado para esperar essa interrupção. Assim, em vez de pensar nas interrupções , podemos pensar em processos de usuário, em processos de disco, em processos de terminal e assim por diante, que bloqueiam quando estão esperando algo acontecer. Quando o bloco de disco foi lido ou o caractere digitado, o processo em espera é desbloqueado e é elegível para executar novamente.

Essa visão dá origem ao modelo mostrado na Fig. 2., onde o nível mais baixo do sistema operacional é o agendador, com uma variedade de processos nele.

0

1

...

n-2

n-1

Agendador

Fig. 2. A camada mais baixa de um SO estrutrado em processos gerencia interrupções e agendamentos. Acima dessa camada estão os processos

Todo o gerenciamento de interrupões e os deltalhes sobre como realmente iniciar e parar processos são ocultados do agendador, que é realmente pequeno. O restante do SO é elegantemente estruturado na forma de processos.

PRIMEIRA PARTE – COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

Responder:

A. Se a afirmativa for uma interpretação correta do texto;

B. Se a afirmativa contradiz o texto;

C. Se a afirmativa ultrapassa o texto, não podendo ser respondida nenhuma das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com