TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova de resistores

Por:   •  16/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.746 Palavras (11 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

FOLHA DE QUESTÕES

CIRCUITOS ELETRICOS

PROF.: ALEXANDRE ALEX

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10]

        [pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18]


[pic 19][pic 20]

FOLHA DE QUESTÕES

CIRCUITOS ELETRICOS

PROF.: ALEXANDRE ALEX

[pic 21][pic 22][pic 23]

[pic 24][pic 25]

[pic 26][pic 27][pic 28]

[pic 29][pic 30][pic 31]

        [pic 32]

[pic 33]

[pic 34]

[pic 35][pic 36]


[pic 37][pic 38][pic 39]

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

FÍSICA II

CIRCUITOS ELÉTRICOS

FOLHA DE QUESTÕES

1) Considere o vão existente entre cada tecla de um computador e a base do seu teclado. Em cada vão existem duas placas metálicas, uma delas presa na base do teclado e a outra, na tecla. Em conjunto, elas funcionam como um capacitor de placas planas paralelas imersas no ar. Quando se aciona a tecla, diminui a distância entre as placas e a capacitância aumenta. Um circuito elétrico detecta a variação da capacitância, indicativa do movimento da tecla. Considere então um dado teclado, cujas placas metálicas têm 40 mm2 de área e 0,7 mm de distância inicial entre si. Considere ainda que a permissividade do ar seja ε0=9.10-12F/m. Se o circuito eletrônico é capaz de detectar uma variação da capacitância a partir de 0,2 pF, então, qual deve ser o deslocamento mínimo, em mm, de qualquer tecla?[pic 40]

 

2) Para melhorar a qualidade do sistema de som do carro, são usados capacitores de alta capacitância, associados em série com o alto-falante. Os capacitores podem funcionar como um sistema de filtro, eliminando, parcialmente as baixas frequências (sons graves) que causam distorção quando o "volume" do som está alto, principalmente em pequenos alto-falantes. Considere que dois desses capacitores, cada um com capacitância de 220μF foram instalados, em série, no sistema de som de um veículo. Determine a energia armazenada na associação, quando os capacitores estiverem completamente carregados e sujeitos a um ddp V = 12,0V.

3) Um chuveiro elétrico tem uma chave seletora que altera o comprimento de seu resistor. Essa chave tem duas posições: INVERNO e VERÃO. Em qual das duas posições o resistor tem maior comprimento? JUSTIFIQUE sua resposta. Considerando que esse chuveiro tem uma potência de 4400 W quando ligado a uma rede elétrica de 110 V, CALCULE sua resistência elétrica e a corrente que o atravessa.

4) Um estudante de Engenharia mede com um amperímetro a intensidade da corrente elétrica e, usando um voltímetro, mede a tensão elétrica em um  resistor, obtendo o gráfico mostrado. Esse resistor tem comportamento ôhmico? EXPLIQUE. CALCULE:[pic 41]

a) o valor do resistor

b) a potência elétrica nesse resistor se ele for submetido à tensão elétrica de 10V.

 

 


[pic 42]

[pic 43]

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

FÍSICA II

CIRCUITOS ELÉTRICOS

FOLHA DE QUESTÕES

1) Considere o vão existente entre cada tecla de um computador e a base do seu teclado. Em cada vão existem duas placas metálicas, uma delas presa na base do teclado e a outra, na tecla. Em conjunto, elas funcionam como um capacitor de placas planas paralelas imersas no ar. Quando se aciona a tecla, diminui a distância entre as placas e a capacitância aumenta. Um circuito elétrico detecta a variação da capacitância, indicativa do movimento da tecla. Considere então um dado teclado, cujas placas metálicas têm 40 mm2 de área e 0,7 mm de distância inicial entre si. Considere ainda que a permissividade do ar seja ε0=9.10-12F/m. Se o circuito eletrônico é capaz de detectar uma variação da capacitância a partir de 0,2 pF, então, qual deve ser o deslocamento mínimo, em mm, de qualquer tecla?[pic 44][pic 45]

 

2) No circuito a seguir os três capacitores têm a mesma capacitância C1 = C2 = C3 = 1 μF. CALCULE a diferença de potencial nos terminais do capacitor C1 e a carga elétrica em cada capacitor?

 

3) Diodos emissores de luz, conhecidos como LEDs, apresentam muitas vantagens sobre lâmpadas incandescentes convencionais. Eles não têm filamento que se queime e então durarão muito mais tempo. Mas a principal vantagem de um LED é a eficiência. LEDs geram pouco calor e, por isso, uma porcentagem muito mais alta de energia elétrica é direcionada para a geração de luz, o que diminui a demanda de eletricidade consideravelmente. A potência de um LED depende da corrente elétrica que passa através dele, quando submetido a uma d.d.p. Os gráficos a seguir representam as características operacionais de um LED usado em controles remotos.

[pic 46]

a) Qual é a potência elétrica do diodo, quando uma tensão de 1,2 V é aplicada?

b) Qual é a potência de saída (potência elétrica transformada em luz) para essa voltagem? Qual é a eficiência do dispositivo?

c) Qual é a eficiência do dispositivo sob uma tensão de 1,5 V?

[pic 47]

4) Os gráficos na figura a seguir mostram o comportamento da corrente em dois fios condutores, R1 e R2, em função da tensão aplicada.

a) Calcule a razão entre os valores dos resistores.

b) Calcule a razão entre os raios da seção reta dos condutores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (781.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com