TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática da Disciplina de Higiene do Trabalho II

Por:   •  9/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

ANEXO A – Modelo de Roteiro de Atividade de Laboratório 

MODELO DO ROTEIRO DE ATIVIDADE:

Pós-Graduando

 Tatiéli Pivoto Anibele

Disciplina

 Higiene do Trabalho II

Data

 29/05/2019

Tema (prática) escolhido com justificativa

Analisar a medição do ruído de uma sala de aula com um decibelímetro. Essa avaliação será feita com o objetivo de avaliação do ruído para caracterização de insalubridade.
A justificativa se dá pelo fato de ser um tema relevante na área de Segurança do Trabalho, visto que todas as indústrias possuem máquinas e equipamentos que emitem ruídos e, dependendo do nível de pressão sonora emitido no local de trabalho, pode causar danos ao ouvido dos trabalhadores se não forem tomadas ações corretas.

Atividades que serão desenvolvidas

 Utilizando um decibelímetro, que será inserido o mais próximo possível do ouvido da pessoa, será medido o nível de pressão sonora emitida no local. Após, esse valor será comparado com os limites de tolerância estabelecidos no Anexo 1 da Norma Regulamentadora 15, a fim de verificar qual o tempo de exposição máximo que uma pessoa pode permanecer naquele local sem proteção auditiva.

Tempo necessário

 20 minutos

Material utilizado

 Decibelímetro.

Objetivos e expectativas em relação às atividades

Entender o funcionamento do medidor de nível de pressão sonora (decibelímetro);

Verificar qual o tempo máximo de exposição que uma pessoa pode ficar naquele ambiente sem precisar de proteção auditiva;

Compreender a importância do uso dos equipamentos de proteção auditiva para a saúde dos trabalhadores.

As práticas de laboratório serão realizadas em um único dia, em um laboratório da Instituição, sempre com o acompanhamento do Professor Orientador. Antes de realizar a prática no laboratório, você deve elaborar 1 (um) Roteiro de Atividade para a disciplina deste mês. Para este mês:

Disciplina de Higiene do Trabalho II: nesta disciplina você poderá realizar medições utilizando um decibelímetro ou um luxímetro. Você deve escolher um setor da Instituição para realizar as medições.

Você poderá escolher outro tema, desde que de acordo com o conteúdo abordado no caderno de estudos.

As 5 (cinco) práticas devem ser realizadas em 1 ou 2h. O objetivo destas práticas é que você se familiarize com os equipamentos, e algumas normas a serem utilizadas futuramente. Qualquer gasto com matérias que não estão previstos no manual de práticas, ou que sejam gastos indevidamente será de responsabilidade do pós-graduando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com