TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Relatório do Circuito RC

Por:   •  17/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI[pic 1]

CAMPUS ALTO PARAOPEBA

ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS

FENÔMENOS ELETROMAGNÉTICOS

 Experimento 5 – Circuito RC

Carolyne Pereira Gilbert – 124450046

Ouro Branco - MG

2017


  1.  OBJETIVO

 

Com o objetivo de obter as curvas referentes à carga e descarga  dos capacitores  em um circuito  RC,  as equações  destas  e determinar  teoricamente  e empiricamente  as constantes  de tempo capacitivas de cada um dos circuitos analisados.

  1. Introdução

         Um circuito RC é um circuito em que há a presença de resistores e capacitores, ligados em série ou em paralelo, entre si e alimentados por um dispositivo que gera uma força eletromotriz. Neste circuito, o capacitor é sequencialmente carregado e descarregado. O tempo com que este capacitor é carregado ou descarregado depende diretamente da resistência oferecida pelo resistor e da capacitância do capacitor.

“Muitos dispositivos incorporam circuitos em que um capacitor é carregado e descarregado, alternadamente.   Dentre   eles estão os marca-passos, semáforos, pisca-piscas automotivos e unidades de flash eletrônico. ” (SEARS, 2009, p.182)

O carregamento ocorre quando a chave S é conectada ao ponto “a”, o gerador alimenta o circuito com uma corrente “i” e o capacitor, assim, começa a se carregar.

Já o processo de descarga deve ocorrer no momento em que o capacitor está completamente carregado, ou seja, a tensão entre as placas do capacitor seja igual a valor da força eletromotriz da fonte. Neste momento, a chave S muda da posição “a” para a posição “b”, criando um circuito apenas contendo o capacitor e o resistor. As cargas negativas acumuladas pelo capacitor, então, começam a migrar para a placa positiva, gerando, assim, uma certa corrente elétrica.

No caso do flash, o capacitor é carregado através do resistor e da fonte geradora. Terminado o processo de carga, o flash está pronto para o disparo e em seguida, quando o flash é acionado, o capacitor é descarregado por meio da lâmpada do flash, que acende, liberando um grande “clarão

  1. MATERIAL E MÉTODO

  1. Materiais e equipamentos[pic 2]

[pic 3]

3.2 Procedimentos

Inicialmente, calibra-se o software LoggerPro de modo a coletar os dados a serem obtidos durante o experimento.  Em seguida monta-se o circuito de modo que o resistor, capacitor e a fonte estejam dispostos em série, assim como no esquema abaixo.  Utiliza-se o capacitor de 10 µF e o resistor de 100kΩ.

[pic 4]

Posteriormente, conecta-se as pontas de medida do LabPro em paralelo no capacitor, desconecta-se o cabo-banana que estava ligado ao terminal positivo da fonte, ajusta-se a fonte para 2,5V e aciona o botão de coleta de dados no programa de aquisição de dados. Observa-se na tela se o programa está coletando os dados. Depois que o capacitor carregar, ou seja, quando a curva atingir o patamar constante, desconecta-se os cabos-banana da fonte e encosta as duas pontas uma na outra. Esse procedimento deve ser rápido para que o capacitor descarregue no resistor e não no equipamento de aquisição de dados. Por fim, observa-se na tela a curva de descarga do capacitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com