TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ptotocolo Ftp

Pesquisas Acadêmicas: Ptotocolo Ftp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  4.232 Palavras (17 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 17

Protocolo FTP

Introdução:

O ímpeto do compartilhamento de informações entre pessoas de forma ágil, a fim de otimizar tarefas em conjunto, ou expor pesquisas e inovações, por exemplo, é de intensa necessidade para os indivíduos. O compartilhamento de arquivos através de redes de computadores vem evoluindo gradativamente. Seja por aumento de velocidade nas conexões ou novas aplicações sendo desenvolvidas. Um dos padrões definidos de como deve ocorrer de transferência de arquivos entre computadores, é o FTP. Sendo este um dos primeiros padrões estabelecidos e amplamente difundido e utilizado nos dias de hoje. Através deste protocolo, podemos acessar arquivos em uma máquina remota e transferi-los para a que estamos utilizando ou então enviarmos um arquivo para o mesmo de forma simples e direta.

O FTP:

FTP foi o primeiro protocolo da pilha TCP/IP destinado a transferência de arquivo, como seu nome sugere (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de arquivos). O primeiro padrão do protocolo FTP foi lançado pela RFC 114, em abril de 1971, antes mesmo da existência da pilha TCP/IP”[¹]. A transferência de arquivo nesta época era dividida em duas formas: diretamente, quando o sistema de arquivos de host remoto era acessado sem intermediários. E indiretamente, quando se utilizava recursos de um host remoto, transferindo os arquivos para a máquina local. Os protocolos usados para tais transferências eram o Telnet e o FTP. Após diversas revisões, atualmente o documento que define o padrão do FTP, é a RFC 959. O protocolo, por padrão, utiliza a porta 21 para estabelecer conexão e transferência de dados de controle, comandos e respostas, e a porta 20 exclusivamente para transferência de dados. O protocolo é executado sobre o protocolo TCP da camada de transporte para garantir a entrega dos dados de forma íntegra. O FTP é baseado no modelo cliente/servidor, onde o cliente, geralmente, se conecta à porta 21 de um host remoto com o protocolo FTP em modo ativo. O FTP permite a transferência de arquivos em ambas as direções (download e upload) de computadores locais (clientes FTP) para computadores remotos conhecidos como servidores FTP. Essa transferência pode ocorrer inclusive entre clientes e servidores FTP de diferentes sistemas operacionais.

O protocolo FTP inclui também mecanismos para que os arquivos tenham propriedades e restrições de acesso. As restrições de acesso são estabelecidas pelo servidor FTP de acordo com o login do usuário, sendo que, geralmente, são estabelecidas contas públicas para facilitar o acesso de usuários não cadastrados.

Algumas características deste protocolo são:

• Rapidez e versatilidade;

• Baseia-se no Protocolo TCP, sendo que o FTP possui uma interface para poder interagir com esse protocolo.

• Open Standard. Facilitando a organização entre diferentes componentes de hardwares e softwares e permitindo o aumento do número de usuários desta tecnologia;

• Desenvolvido, originalmente, orientado a linha de comando, apesar de atualmente, possuir diversas interfaces gráficas para este serviço.

As conexões FTP podem ser de dois tipos: Por meio da linha de comando;

• Por meio de uma interface gráfica utilizando um programa FTP, ou utilizando o navegador web (browser);

A utilização de um navegador web é a forma mais fácil e rápida de fazer uma operação FTP, porém apresenta algumas desvantagens, como a impossibilidade de se transferir um arquivo do computador local para o servidor (upload) e só será permitido fazer o download de arquivos públicos.

Para resolver tais problemas criados pelo browser, utilizam-se programas especializados em realizar operações usando o Protocolo FTP.

A arquitetura do protocolo é baseada nos seguintes itens:

Sistema de arquivos do Servidor: Local de destino do acesso do cliente FTP. Onde pode ser feito a leitura dos arquivos a serem transferidos para a máquina cliente, ou a transferência de arquivos do cliente para o servidor.

Sistema de Arquivos do Usuário: Local onde os arquivos transferidos do servidor serão armazenados, ou onde se armazena os arquivos a serem transferidos para o servidor.

Interface do Protocolo do Servidor: Responsável pelo gerenciamento das conexões no servidor. Geralmente utiliza a porta padrão do FTP (21/TCP), realizando a interpretação dos comandos recebidos e das respostas enviadas.

Interface do Protocolo do Cliente: Responsável por iniciar a conexão com o servidor destino. Após estabelecer a comunicação, é este que realiza a interpretação dos comandos e o recebimento das respostas.

Processo de Transferência de Dados do Servidor: Parte designada para receber ou enviar dados para o Cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com