TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É A EFICÁCIA DA GABAPENTINA PARA O TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR?

Por:   •  23/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

5. QUAL É A EFICÁCIA DA GABAPENTINA PARA O TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR?

Gabapentina, via oral, na dose escalonada de 400mg no primeiro dia, 400mg duas vezes ao dia no segundo dia, 400mg de 8/8 horas no terceiro dia e com aumento de 400mg/dia por 10 dias, até a dose máxima de 2,400mg/dia reduz a dor (escala visual analógica: 6,5 a 1,7, p<0,001) e aumenta a distância da caminhada (de 0,-100m até 1000m, p<0,001) três meses após o início do tratamento. Há relato de melhora dos sintomas e da capacidade ocupacional em 84,7% dos pacientes tratados. Efeitos adversos como sonolência e tontura são observados  em 9% dos casos.

Já o Topiramato, via oral, na dose de 50 – 400mg/dia não melhora a dor lombar, ciática ou a incapacidade.

Recomendação

Gabapentina na dose máxima de 2,400mg/dia reduz a dor e a incapacidade 3 meses após o início do tratamento. Topiramato não mostra melhora dos mesmos parâmetros na dose de

 50 – 400mg/dia.

6. É INDICADA A ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE HÉRNIA DE DISCO LOMBAR?

Eletroacupuntura, na frequência de 4Hz por 30 minutos, três vezes na semana, durante três semanas reduz em 42%a dor pelo VAS, 1 dia após a última sessão terapêutica (p<0,01). Enquanto TENS reduz em 23%, e a aplicação de placebo em 8%, na mesma frequência.

Aplicações de acupuntura nos pontos ventrais RN9, RN6 e RN4 por trinta minutos uma vez ao dia melhora significativamente a dor após vinte aplicações, avaliada pela Eva. Comparando com tratamento com manipulação terapêutica há melhora significativamente maior na dor.

Recomendação

A acupuntura clássica e a eletroacupuntura melhora, de modo significativo, a dor provocada pela hérnia de disco lombar.

7. É INDICADO EXERCÍCIO PARA A HÉRNIA DE DISCO LOMBAR?

Exercícios físicos associados a tratamento clínico por 6 semanas com total de 9 atendimentos mostram melhora de 79% da ciatalgia há menos de 6 semanas decorrentes da hérnia de disco lombar aguda, comparado a 56% no tratamento clínico isolado após 52 semanas avaliado pela “Global PerceivedEffect”. O programa de exercícios físicos consiste em exercícios terapêuticos, excluídas modalidades passivas como técnicas de manipulação ou aplicação de meios físicos, associado à informação e orientação sobre hérnia de disco lombar.

Exercícios físicos intensivos iniciados 4 semanas após cirurgia lombar melhoram a incapacidade em 63,5% medido por RDQ após 6 meses, comparados a 46,6% melhora com exercícios leves domiciliares, orientados pelo terapeuta e com consultoria a cada 2 semanas. O treinamento intensivo consiste de exercícios de fortalecimento musculatura lombar, abdominal e de membros inferiores, sem intervenção manual do fisioterapeuta, 3 vezes por semana por 8 semanas. Após 12 meses da cirurgia não há diferença estatisticamente significante entre os tratamentos.

Utilizando questionário “Multidimensional PainInventory”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com