TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO SOBRE AGUA

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

QUESTIONÁRIO SOBRE ÁGUA

Guilherme Nunes dos Santos

RGU: 11410913

PETRÓPOLIS

2015

1) A água encontra-se disponível sob várias formas e é uma das substâncias mais comuns existentes na natureza. É encontrada principalmente no estado líquido constituindo um recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico.

  1. Explique o fenômeno do ciclo hidrológico da água.

 A radiação do Sol  incide sobre a Terra. Com  temperaturas relativamente altas a água evapora de . A evaporação faz com que o vapor de água seja transportado por massas de ar para regiões altas da atmosfera. Onde serão submetidas a baixas temperaturas, o vapor se condensará e se liquefará. Fazendo com que ocorra a precipitação, na qual a ocorre em forma de chuva, granizo ou até neve. Uma parte da água que precipita sobre o planeta cai nos solos alimentando os lençóis freáticos; outra parte cai diretamente nos oceanos, lagos e rios e o ciclo recomeça.. 

  1. Qual é a relação que existe entre a quantidade de água do planeta atualmente e o ciclo hidrológico desde a criação do planeta?

A quantidade é a mesma, pois a água será devolvida  para a mesma região da qual ela foi retirada.

 2) A superfície da Terra tem a água como seu maior componente. Como se apresenta a distribuição da água no planeta e o percentual disponível para consumo?

Apenas 2,59% do total de água são doces, e desse percentual apenas 0,14% representa água doce que  pode ser extraída de lagos, rios e se encontra disponível para uso.

 3) O Brasil possui um dos maiores aquíferos do mundo e faz uso desse recurso na exploração do seu lençol d’água. Qual é esse aquífero e que regiões abrange? Por quê ainda não se tem, atualmente, informação e conhecimento sobre a exploração das águas de aquíferos no Brasil?



O aquífero que abrange nosso país é chamado de Aquífero Guarani, estendendo-se pelo Brasil , Paraguai, Uruguai  e Argentina. Abrange os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por ter  grandes extensões com características confinadas, sua dinâmica ainda é pouco conhecida, necessitando maiores estudos para seu entendimento.


LER DOCUMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com