TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quentionário 1 - Introdução A Organização De Computadores

Casos: Quentionário 1 - Introdução A Organização De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  7.611 Visualizações

Página 1 de 4

1) Conceitue os termos dado e informação, no que se refere a seu emprego em processamento de dados.

Dado é a matéria prima utilizada para se obter uma informação. Informação é o resultado de um processamento de dados.

2) Caracterize as etapas principais de um processamento de dados.

A entrada consiste em obter os dados que serão trabalhados. O processamento utiliza os dados de entrada, através de categorização, operações matemáticas, separação, etc. visando sempre à saída. A saída consiste em mostrar os resultados obtidos.

3) Conceitue um sistema. Cite dois exemplos práticos de organizações sistêmicas na vida real.

Um sistema é um conjunto de partes, que podem ser pessoas, circuitos, canos, órgãos, entre outros, que concorrem entre si para atingir o mesmo objetivo. Exemplos de sistema são o sistema de trânsito de São Paulo ou o encanamento de uma residência.

4) Considerando a organização de sistemas de informação definida no item 1.1.4, cite os níveis existentes e dê exemplos práticos de sistemas em cada um dos níveis relacionados.

São três níveis: nível operacional, nível gerencial e nível estratégico. Para exemplificar esse três níveis, pode-se utilizar o exemplo da Frente de Caixa de um supermercado, onde no nível operacional encontram-se as operadoras de caixa, no nível gerencial está a fiscal de caixa, responsável pelo malote (pequeno estoque de dinheiro usado para trocar notas altas em notas menores para as operadoras), pela supervisão do trabalho das operadoras, correção de preços, etc. E no nível estratégico, há o chefe de Frente de Caixa, responsável por todo o setor e que funciona como ponte entre todos os funcionários do mercado e o RH, participa de reuniões com o presidente da empresa, toma decisões relacionadas à entrada e saída de dinheiro tanto do malote quanto do cofre do supermercado, etc.

5) O que você entende por um programa de computador?

Um programa de computador é um conjunto de instruções bem específicas, escritas por programadores, que listam tarefas a serem realizadas por um computador.

6) Conceitue os termos hardware e software.

Hardware é a parte física e eletrônica do computador, aquela que não pode ser remodelada, portanto “dura”. Enquanto que software seriam os programas de computador, os que podem ser alterados pelos programadores, portanto “mole”.

7) O que é e para que serve uma linguagem de programação de computador? Cite exemplos de linguagens de programação.

Uma linguagem de programação é uma linguagem parecida com a do ser humano, com sintaxe, regras lógicas e “vocabulário” (palavras-chave), utilizada para fazer a ponte entre a linguagem humana e a linguagem de máquina, ou seja, dessa maneira o programador consegue dizer ao computador o que ele quer que seja feito. Exemplos de linguagens de programação são Pascal, C++, C#, Lua, etc.

8) Quem desenvolveu a máquina analítica?

Charles Babbage.

9) Qual foi a característica marcante do censo de 1890 dos EUA, no que se refere à contabilização dos dados levantados?

O Bureau of Census americano contratou Hollerith e sua máquina tabuladora para fazer a contabilização dos dados do censo daquele ano, graças a essa máquina, os dados foram processados em dois anos e meio, tempo bastante curto se comparado ao tempo de processamento do censo de 1880, que levou 10 anos com trabalho manual.

10) Qual foi o propósito que conduziu ao desenvolvimento do primeiro computador eletrônico do mundo?

Alan Turing desenvolveu o primeiro computador eletrônico com o propósito de quebrar códigos militares secretos de comunicação dos alemães.

11) Qual foi o primeiro microprocessador de 8 bits lançado comercialmente? Qual o nome da empresa?

O Intel 8008, lançado pela Intel Corporation.

12) Quais eram as características básicas da arquitetura proposta pelo Dr. John von Neumann?

Basicamente a possibilidade de deixar programas e dados gravados na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com