TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quero Terminar De Copiar

Ensaios: Quero Terminar De Copiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Características importantes são os de possuírem músculos e esqueleto, o que permite que eles realizem movimentos mais complexos. Sua inteligência faz com que os vertebrados tenham uma vantagem sobre as demais espécies.

Peixe

Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectodérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em alguns grupos) sustentadas por raios ósseos oucartilaginosos, guelras ou brânquias com que respiram o oxigênio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas. Os peixes são Avelinos, ou seja, são peixes recém saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino ou, no caso dos ovovivíparos, logo após o nascimento. Alguns peixes são cartilaginosos (quando são mais flexíveis e não possuem ossos).

Exemplos de peixes: tubarão, arraia, etc.

Anfíbios

A análise de um ser da classe dos anfíbios exige a divisão de seu ciclo vital, devido a diferenças morfofisiológicas entre a fase aquática e a terrestre (adulta).

Quando jovens, a maioria das espécies de anfíbios vivem exclusivamente em ambiente aquático dulcícola, e sua estrutura corpórea é semelhante à de um alevino, realizando respiração branquial. As larvas possuem cauda e até mesmo linha lateral como os peixes.

Já adultos, a dependência da água dos anfíbios jovens é superada parcialmente, e após a metamorfose, a maioria das espécies, pode deixar a água e viver em habitat terrestre. Apesar de pulmonados, os representantes dessa classe possuem uma superfície alveolar muito pequena, incapaz de suprir toda a demanda gasosa do animal. Portanto, como complemento à respiração pulmonar, os anfíbios realizam a respiração cutânea (trocas de gases através da pele), e para tanto possuem a pele bastante vascularizada e sempre umedecida.

Exemplos: Sapos, Cobra-cega, etc.

Repteis

Não possuem temperatura corporal constante. São todas amnióticas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica), característica que os permitiu ficarem independentes da água para reprodução, ao contrário dos anfíbios. A pele dos répteis é seca, sem glândulas mucosas, e revestidas por escamas de origem epidérmica ou por placas ósseas de origem dérmica. Com tais características a pele dos répteis apresenta grande resistência. Seu sistema respiratório é mais complexo se comparado com dos anfíbios.

Exemplos: jacaré, tartaruga, etc.

AVES

Caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com