TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Para Copiar

Casos: Texto Para Copiar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 8

Golfinhos

Conhecidos por sua inteligência e admirados pelos marinheiros desde a Antiguidade, os golfinhos são mamíferos que vivem na água, em bandos que podem chegar a abranger centenas de exemplares.

São conhecidas umas cinquenta espécies de golfinhos, espalhadas por todos os oceanos e grandes rios do mundo. Dispondo de nadadeiras bastante desenvolvidas, são nadadores velozes e ágeis e têm o corpo bem adaptado para a vida na água.

Medem comumente 2 a 3 metros de comprimento, atingindo às vezes mais de 4 metros. Normalmente, têm o dorso escuro – que vai do cinza ao preto, conforme a espécie – e peito branco (...).

Nos grandes rios do mundo, vivem algumas espécies de golfinhos. No Amazonas e principais afluentes, há uma delas, o boto amazonense, que chega a atingir cerca de 3 metros de comprimento.

Os golfinhos têm sido seriamente estudados pelos cientistas, interessados na inteligência que demonstram e na capacidade que têm de se comunicar entre si por meio da emissão de sons distintos (eles emitem também vibrações supersônicas).

Enciclopédia do Estudante.

Os cientistas têm especial interesse por estudar os golfinhos devido a sua

( )inteligência e seu modo de comunicação.

( )agilidade e sua velocidade no deslocamento.

( )boa adaptação à vida na água.

( )capacidade de viver em bando.

Diferenças

Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas. O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de voo. O Peixe, para que o nado fizesse parte do currículo também.

O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.

E assim foi feito.

Incluíram tudo, mas cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos. O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele.

Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa, Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft", coitadinho, quebrou as pernas.

O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.

O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas e, depois, não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos...

http://fabriciaeclaudio.xpg.com.br.

No quinto parágrafo, a palavra “pluft” foi usada para expressar o som feito quando o Coelhotentou voar.

( )caiu da árvore.

( )subiu na árvore.

( )fez aulas de corrida.

A finalidade dessa lista é indicar

( )os produtos necessários para serem comprados no supermercado.

( )os produtos que constam na despensa de uma casa.

( )os gastos excessivos com compras de supermercado.

( )os artigos que são mais usados na alimentação de uma

A biografia do técnico do Brasil

Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido como Dunga, é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como volante.

Como jogador, sua maior conquista foi a Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos, sendo o capitão da equipe. Como treinador, teve sua nomeação para ser o técnico do Brasil em 24 de julho de 2006, conquistando até então a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009.

O apelido Dunga foi dado pelo tio Cláudio, em referência a um dos Sete Anões, acreditando que Carlos não teria uma estatura maior.

Sempre chamou a atenção pela liderança em campo. Volante duro na marcação, não hesitava em tentar lançamentos para os companheiros da frente.

Atualmente, como treinador da Seleção Brasileira, ele tem a missão de mexer com o brio dos jogadores e montar novamente um time competitivo e vencedor.

Glossário

Brio - Sentimento da própria dignidade.

Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Dunga.

No fragmento “(...) conquistando até então a Copa América de 2007 (...)”, a expressão em destaque reforça a ideia de

( )consequência em relação às suas atitudes de jogador.

( )contrariedade nas atitudes de treinador.

( )explicação sobre a sua maior conquista.

( )tempo em relação à sua função de treinador.

A biografia de Dunga tem como objetivo principal

( )contar como lhe foi dado o apelido.

( )apresentar a trajetória profissional do Dunga.

( )falar sobre sua missão de treinador na Copa de 2010.

( )chamar a atenção para a sua liderança como jogador

Uma noite de medo

Cecília acordou de madrugada com uma vontade enorme de fazer xixi. Abriu os olhos sonolenta. Que situação! Não gostava de acordar à noite. Ainda mais com uma vontade dessas, obrigando-a a sair do quentinho e a andar na casa fria! Cecília ficou imóvel, tentando dormir. Pensava com força: não estou com vontade, não estou com vontade, não estou com vontade...

Não deu certo. A vontade continuava lá, teimosa, insistente. Vontade de xixi é assim, não escolhe hora ou lugar – apenas acontece; a gente que trate de encontrar um banheiro. (...)

A menina começou a imaginar que saía de baixo das cobertas, calçava os chinelos e seguia pelo corredor até a última porta – a do banheiro. Sempre fazia isso, imaginava antes as coisas que ia fazer, e assim reunia coragem. Mas, antes que sua imaginação chegasse lá, seus ouvidos perceberam os ruídos da casa. (...)

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com