TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Economia E Mercado

Monografias: Questionario Economia E Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  5.897 Palavras (24 Páginas)  •  1.751 Visualizações

Página 1 de 24

Ana e Beto decidiram abrir uma academia em um dos seus imóveis em vez de alugá-lo para uma empresa. Essa escolha significou renunciar às outras opções para a realização desse propósito. O sacrifício do que se deixou de produzir, ou seja, o custo ou a perda do que não foi escolhido chama-se:

Custo de oportunidade ou custo alternativo.

Comentário: quando decidem gastar ou produzir, empresas, governos ou famílias estarão renunciando a outras possibilidades. A opção de abandonar para poder produzir ou obter outra se associa ao conceito de custo de oportunidade. O custo de oportunidade de um bem ou serviço é a quantidade de outros bens ou serviços a que se deve renunciar para obtê-lo. Assim, o custo de oportunidade é o sacrifício do que se deixou de produzir, o custo ou a perda do que não foi escolhido, e não o ganho do que foi escolhido. O custo de oportunidade também é chamado custo alternativo, por representar o custo da produção alternativa sacrificada.



Analise os itens e assinale a alternativa correta:

I- A sociedade de mercado é ineficiente no tratamento dos bens públicos e das questões sociais, como as relacionadas com a repartição da renda e a deterioração do meio ambiente.

II- A função da economia é unicamente enfrentar crises financeiras e de outra ordem com muita frequência.

III- A propriedade privada dos fatores de produção, a livre alocação de recursos e a possibilidade de geração de rendas constituem o cerne de uma economia de mercado.

IV- O desempenho da economia de mercado é imune aos comportamentos exacerbados e, como tal, não requer vigilância e controle pelos órgãos responsáveis.

As afirmações I e III são verdadeiras.



Esses bens permitem o uso por um tempo maior, não sendo destruídos de imediato, como é o caso dos eletrodomésticos, automóveis etc. São muito importantes para o desenvolvimento da economia, já que se valem dos produtos intermediários, máquinas, fornecimentos de terceiros e um grande número de pessoas, ocupadas direta ou indiretamente, cujas rendas serão utilizadas no consumo de outros bens econômicos. O texto se refere a que tipo de bem?

Bens de consumo duráveis

Comentário: bens de consumo duráveis permitem o uso por um tempo maior, não sendo destruídos de imediato, como é o caso dos eletrodomésticos, automóveis etc. São muito importantes para o desenvolvimento da economia, já que se valem de produtos intermediários, máquinas, fornecimentos de terceiros e um grande número de pessoas, ocupadas direta ou indiretamente, cujas rendas serão utilizadas no consumo de outros bens econômicos.



Estuda(am) os aspectos e as influências sobre a atuação das unidades econômicas individuais, como as pessoas (famílias), as empresas, o governo e mesmo os agentes não residentes. Qual é o foco fundamental do presente texto?

Microeconomia

Comentário: microeconomia estuda os aspectos e as influências sobre a atuação das unidades econômicas individuais, como as pessoas (famílias), as empresas, o governo e mesmo os agentes não residentes. Esse é o foco fundamental do presente texto.



Expressa(am) a posição do homem em relação às coisas e às forças da natureza utilizadas para a criação dos bens materiais:

Forças produtivas

Comentário: forças produtivas expressam a posição do homem em relação às coisas e às forças da natureza utilizadas para a criação dos bens materiais.



Leia o texto a seguir e verifique sua denominação econômica:

Quando houver deslocamento físico do bem, pode ser definido pelo fornecimento de recursos de produção, do uso desses recursos e de sua combinação na produção de bens e serviços intermediários e finais. Há emprego efetivo de fatores produtivos e dos produtos gerados. Há troca material de recursos produtivos e de bens e serviços. Engloba o mercado de recursos de produção e o mercado de bens e serviços.

Fluxo real da economia ou circulação real.

Comentário: fluxo real da economia ou circulação real é quando houver deslocamento físico do bem; pode ser definido pelo fornecimento de recursos de produção, pelo uso desses recursos e por sua combinação na produção de bens e serviços intermediários e finais. Há emprego efetivo de fatores produtivos e dos produtos gerados. Há troca material de recursos produtivos e de bens e serviços.



Para obter a solução do problema fundamental econômico, a sociedade busca adotar várias alternativas. Esse fato vem se repetindo ao longo da história até a época atual. As resoluções adotadas são chamadas de:

Modos de produção.

Comentário: denominam-se modos de produção as variadas alternativas adotadas pelas sociedades econômicas para a solução de seus problemas até chegarmos à época atual.



Tem(Têm) a sua preocupação voltada para a mensuração dos agregados econômicos, tais como consumo, poupança, investimento e produto total gerados pela sociedade em um determinado período de tempo. Qual é o foco fundamental do presente texto?

Macroeconomia.

Comentário: macroeconomia tem a sua preocupação voltada para a mensuração dos agregados econômicos, tais como consumo, poupança, investimento e produto total gerados pela sociedade em um determinado período de tempo.



É uma inverdade afirmar que:

I- A disciplina Economia objetiva apresentar as relações econômicas que norteiam as decisões dos agentes econômicos (pessoas residentes ou não no país, empresas e governo).

II - O "problema econômico" é representado pelo confronto entre as necessidades dos agentes e a capacidade da economia em atendê-las.

III - Há recursos escassos em qualquer que seja o nível de riqueza da sociedade.

IV - A economia se organiza para resolver as questões básicas de produção, circulação e designação de quem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com