TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONARIO ECONOMIA

Ensaios: QUESTIONARIO ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 3

Questões de economia

1-Qual a definição de PIB e PNB, o que representam e quais são suas diferenças?

PIB – Produto Interno Bruto

PNB – Produto Nacional Bruto

O PIB representa a produção atual de bens finais a preço de mercado. O PNB representa o valor total da renda que os residentes recebem num determinado período. A diferença entre o PIB e o PNB: O PIB mede a renda dos fatores de produção dentro das fronteiras, não importando quem obteve a renda. O PNB mede a renda dos residentes da economia, não importando se a renda é obtida na produção domestica ou na produção externa.

2- O que significa “bens finais”? Cite 2 exemplos.

Bens finais não leva em conta o valor da matéria prima e bens intermediários usados como componentes (insumos) para a produção. Ex.: a venda de um carro existente, fabricado em 2000, não contribui para o PIB dos períodos seguintes, por se tratar de uma transferência de ativos e não uma forma de produção atual.

3- Explique a diferença entre fluxos e estoques.

Estoque é a quantidade total de ouro guardado no Bacen e o fluxo quantidade de ouro extraído periodicamente.

4- Explique o que é superávit primário.

O superávit primário se refere às contas do governo. Toda vez que ele acontece significa que a arrecadação do governo foi superior a seus gastos. Mas há um detalhe: no cálculo não são levados em consideração os juros e a correção monetária da dívida pública, deixados de lado porque não fazem parte da natureza operacional do governo - são conseqüências financeiras de ações anteriores.

5-Quais são os principais objetivos de política macroeconômica.Explique cada um deles.

Tem como objetivo permitir que à economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação, justa distribuição de renda e produção.

Produção: objetivo final da atividade econômica é a produção de produtos e serviços destinados a satisfazer necessidade da população; um dos principais objetivos da política macroeconômica é, portanto a obtenção de um elevado nível de produção e um crescimento rápido e sustentado.

Emprego: o emprego (e o desemprego) é talvez a variável macroeconômica mais sentida pelas populações, daí a grande importância que lhe é dada pelas autoridades estatais, nomeadamente implementando medidas de promoção do emprego e combate ao desemprego involuntário.

Estabilidade de preços: a instabilidade de preços (por exemplo a existência de taxas de inflação elevada) provoca ineficiências de vária ordem e distorce as decisões econômicas dos agentes econômicos, daí o fato de este constituir também um importante objetivo macroeconômico.

Os principais instrumentos de política macroeconômica utilizados para atingir os objetivos apresentados antes são a política monetária e a política orçamental. No caso da política monetária são utilizados instrumentos que permitem controlar a oferta de moeda e, por essa via, influenciar as taxas de juro praticadas no mercado. Quanto à política orçamental, são utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com