TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario TEC. Materiais

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Campo Magnético

Nome do autor
Disciplina de Física III

Faculdade Sociesc - Curitiba

Resumo. Reproduzir e verificar as linhas de campo magnético através de um solenoide de três bobinas, uma placa de acrílico, um imã com polos norte e sul e limalhas de ferro, pelo qual iremos identificar as variáveis do sistema e as relações existentes entre elas.

Palavras chave: linhas de campo, imã, polos.

Introdução

O relatório contém dados de quatro experimentos sobre campos magnéticos.

Procedimento Experimental

O primeiro experimento a ser realizado consiste em utilizar dois imãs cilindricos com polos de cores diferentes (azul e vermelho) e uma bussola.

O segundo experimento utiliza dois imãs em formto de barra (colocados horizontalmente no primeiro momento e depois com um separação de 3 cm aproximadamente) encima de uma placa de acrílico com limalhia de ferro.

O terceiro experimento utiliza um solenoide de 3 bobinas de acrílico,  limalhia de ferro, uma placa de acrílico e um circuito fonte. O experimento tem como objetivo observar o que acontece com a limalhia de ferro dentro do solenoide e descobrir o sentido da corrente e do campo elétrico.

O quarto experimento

 

Resultados e Discussões

O primeiro experimento a ser realizado consiste em utilizar dois imãs cilindricos com polos de cores diferentes (azul e vermelho), onde pode-se observar que quando as cores são iguias elas iram repelir-se e quando são de cores diferentes os imãs iram atrair-se, em seguida com o auxilio de um bussula pode se perceber que os imãs azuis orientavam-se para a direção norte, e assim desta forma podendo-se concluir que os imãs podem ter a sua orientação de polos norte e sul.

O segundo experimento terá como objetivo reproduzir um campo magnético com uma placa de acrílico, dois imãs em formato de barra e limalhas de ferro a fim de perceber-se o posicionamento das limalhas quando entram em contato com os imãs. Com a realização de dois procedimentos onde no primeiro os imãs foram colocados horizontalmente e em seguida os imas foram separadas por três centimetros aproximadamente, onde pode-se perceber que cada partícula da limalha acaba-se formando um certo afastamento e uma orientação na direção das linhas de indução magnéticas  (são as regiões que estão próximas de um ímã que acabam atraindo outros ímãs), onde estas linhas são orientados do polo norte em direção ao sul (inclusive dentro do próprio imã). Esta orientação deve-se a propriedade ferromagnética magnética exercida pela a limalha de ferro que acaba gerando um campo magnético maior nas pontas, desta forma as limalhas acabam-se atraindo umas às outras, assim originando-se linhas nas extremidades da placa de acrílico.

O quarto experimento utilizou a limalha de ferro dentro de um solinoide (é uma bobina atravessada por corrente eléctrica) de três bobinas e um circuito fonte, onde pode-se observar quando a fonte de tensão é ligada, que a corrente que circula através da bobina cria-se um campo magnético no seu interior (em formato de finas linhas), desta forma magnetizando a limalha de ferro e execerdo uma atrassão do material semelhante a que acontece no segundo experimento. A direção do vetor do campo magnético no interior do solenoide é a mesma a do seu eixo e o sentido do campo magnético pode ser encontrado utilizando a regra da mão direita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com