TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Avaliativo - Administração De Materiais E Logística

Dissertações: Questionario Avaliativo - Administração De Materiais E Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  6.698 Visualizações

Página 1 de 3

Por que a função compras assume papel tão importante no atual contexto das empresas?

R: Tem influência em relação à imagem institucional da empresa. Seus objetivos devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como um todo, as tecnologias são cada vez mais sofisticadas: EDI, Internet, cartões de crédito, leilões e possui maior interação com as demais áreas da empresa.

2. No que difere a compra de um bem patrimonial da compra de matéria prima do processo produtivo da empresa?

R: Recursos patrimoniais são instalações, utilizadas nas operações do dia-a-dia da empresa, mas que são adquiridas esporadicamente. Prédios, equipamentos e veículos da empresa são classificados como recursos patrimoniais. O processo de aquisição de bens patrimoniais envolve muito mais recursos do que o de bens materiais, são extremamente particular, com projetos e tecnologias específicas, e é feito muito esporadicamente (às vezes, uma única vez).

3. No sistema de compras Just in time os meios eletrônicos de comunicação assumem papel cada dia mais importante. Por quê?

R: Seu método de produção tem o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor. Um cartão ou um conjunto de cartões kanban pode dar início ao processo de compras.

4. Outra forma de comprar e de vender, com participação crescente nas transações comerciais entre empresas, é o denominado e-comeerce. No que difere o e-comerce do EDI e da Internet, como forma de comprar? Explique.

R: Seu investimento inicial em tecnologia é bem mais baixo, atinge praticamente a todos na cadeia de suprimentos. Pode ser operada praticamente em tempo real, permite tanto a transação máquina-máquina como também homem-máquina e possui maior flexibilidade nos tipos de transações.

5. O que significa Sinal da demanda? Como se dá o sinal da demanda para os bens materiais, como peças de reposição? E para bens patrimoniais, por exemplo, um prédio industrial?

R: O sinal da demanda é a forma sob a qual a informação chega à área de compras para desencadear o processo de aquisição de bem material ou patrimonial. No caso de bens patrimoniais, o sinal pode vir de um estudo de viabilidade ou de uma necessidade de expansão. Já no caso de recursos materiais, as formas mais comuns são solicitação de compras, MRP, just-in-time, reposição periódica, ponto de pedido, caixeiro-viajante e contratos de fornecimento.

6. Nas negociações é muito comum a abordagem ganha-ganha. Qual o seu entendimento desta estratégia? Que vantagens ela traz?

R: Entre cliente e fornecedor é necessário desenvolver um clima de confiança mútua, em que ambos saem ganhando, são chamadas parcerias. A relação caracterizada pelo ganha-ganha é de longo prazo, com contatos constantes baseada na confiança. As fusões não se caracterizam como parcerias, pois geralmente acontecem a partir da compra de uma das empresas pela outra, gerando assim uma nova empresa.

7. Que são recursos patrimoniais?

R: São os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia-a-dia, na elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com