TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário - Propriedade dos Materiais

Por:   •  4/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

1) Apresente o conceito das seguintes propriedades mecânicas:

- Ductilidade; Ductilidade é a capacidade dos materiais de se deformarem sem se romperem. Ela pode ser medida por meio de estricção (redução na área da seção transversal de um corpo de prova), ou por meio de alongamento. Quanto mais dúctil, maior será o alongamento antes da ruptura.

- Limite de escoamento (yield streght); Limite de escoamento se refere a indicação da tensão máxima que pode ser desenvolvida sobre o material sem causar deformação plástica.

- Resistência à tração (tensile streght): É a medida da capacidade de um material suportar uma tensão longitudinal, expressa como a maior tensão que o material pode suportar sem quebrar.

- Módulo de Young ou módulo elástico; É uma grandeza proporcional a rigidez de um material quando este é submetido a uma tensão externa de tração ou compressão.

- Fluência (creep); É a tendência de um material sólido se mover lentamente ou deformar permanentemente, sob a influência de tensões mecânicas.

- Dureza (hardness); É a medida de como a matéria sólida resiste a vários tipos de mudanças de forma permanente quando uma força compressiva é aplicada.

- Rigidez (stiffness); É a medida em que resiste a deformação em resposta a uma força aplicada, quanto mais flexível um objeto é, menos rígido ele é.

- Plasticidade; É a propriedade de um corpo mudar de forma de modo irreversível ao ser submetido a uma tensão.

- Força específica (specific streght); é a medida equivalente a resistência de escoamento dividido pela densidade do material.

2) Apresente o conceito das seguintes propriedades químicas:

- Resistência à corrosão; Capacidade de uma substância resistir à deterioração provocada pela reação química com o meio externo.

- Higroscopia; É a propriedade que certos materiais têm de absorver a água.

- Reatividade; É a tendência de que uma reação química tem de acontecer.

- Tensão superficial; É um efeito físico que ocorre na interface entre duas fases químicas. Ela faz com que a camada superficial de um líquido se comporte como uma membrana elástica.

3) Apresente o conceito das seguintes propriedades elétricas:

- Constante Piezoelétrica; É a capacidade de alguns cristais gerarem tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica.

- Condutividade elétrica; É a capacidade dos materiais de conduzirem ou transmitirem corrente elétrica.

- Rigidez dielétrica; É o valor limite do campo elétrico de um material aplicado sobre a espessura do material (kV/mm)

4) Apresente o conceito das seguintes propriedades magnéticas:

- Temperatura de Curie; É a temperatura limite para que o material se mantenha ferromagnético, acima dessa temperatura o material deixa de ser ferromagnético e passa a ser paramagnético.

- Permeabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com