TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário SI

Por:   •  26/9/2016  •  Seminário  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Norma ABNT NBR ISO 9001:2015 e os

Sistemas de Gestão Integrados

Novembro de 2015

Questionário nº 2 sobre a ABNT NBR ISO 9001:2015: Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos

Antes de responder uma questão, folheie a norma e tenha uma visão macro de seu conteúdo, levantando possíveis dúvidas que possam ser debatidas “a posteriore”.

Consulte a norma em questão e responda de forma sintética as perguntas abaixo:

2.a.)  Desenvolva uma representação gráfica (figura) que melhor represente o requisito 4. Contexto da organização - descrito na página 1 desta norma.  

O requisito 4 tem por objetivo identificar o que afeta a organização interna e externamente (cultura, desempenho, valores/ tecnologia, competitividade, mercado, cultura, ambiente econômico) e definir quem pode influenciar significamente o negócio (stakeholders – clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores).

[pic 1]

[pic 2]

2.b.)  Descreva de modo mais sintético ou crie um “slogan” que facilite a compreensão dos conceitos descritos no requisito 5.1. Liderança e comprometimento - na página 3.

Garantia de que a política e os objetivos do SGQ são estabelecidos e compatíveis com a estratégia da alta direção e o contexto da organização.

Através as diretrizes, fazendo com que todos se movimentem em direção aos objetivos da empresa. Sendo exemplo.

2.c.)  Descreva uma Política da qualidade de sua organização. Comente se o requisito 5.2. Política - está sendo atendido em sua plenitude.

Uma empresa com foco no cliente pode apresentar processo de pós-venda, processo de atendimento ao cliente, processo de pesquisa de satisfação do cliente que manifestam a sua importância.

Diretrizes mínimas para perpetuar o negócio da organização.

2.d.)  Descreva de forma sintética os novos requisitos inclusos no item 6. Planejamento, na versão 2015 da norma ABNT NBR ISO 9001:2015.

6.3 Planejamento de mudanças: Quando a organização determina a necessidade de mudanças no sistema de gestão da qualidade, as mudanças devem ser realizadas de uma maneira planejada e sistemática.

O foco esta na garantia da eficiência dessa mudança e com isso devera ser analisado os novos riscos ou oportunidades gerados a partir dela.

2.e.)  O que a norma deseja que as organizações estabeleçam em relação as pessoas (requisito 7.1.2. Pessoas) para implementar eficazmente o seu SGQ e para a operação e controle de seus processos.

Que as atividades sejam bem definidas sendo possível determinar as pessoas necessárias e capazes para cada uma delas. 

Pessoas devem ser competentes (CHA), com base na educação, treinamento, habilidade, experiência e manter os registros.

2.f.)  Sintetize (uma frase com dois verbos) o conceito relativo ao requisito 7.1.5, Recursos de monitoramento e medição.

“assegurar recursos confiáveis e necessários para obter resultados válidos e corretos (confiáveis) e prontamente recuperáveis, além da verificação da conformidade doos produtos e serviços.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (250.8 Kb)   docx (321.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com