TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes do texto “Mechatronics Engineering at Polytechnic School of University of São Paulo: a Survey Analysis of Egress Alumni”

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

Gabriel Guimarães Félix
Matricula: 154450028
Engenharia Mecatrônica 2015/2

Trabalho prático 1

Questoes do texto “Mechatronics Engineering at Polytechnic School of University of São Paulo: a Survey Analysis of Egress Alumni”

  1. O principal objetivo da pesquisa publicada é encontrar, através de dados obtidos em pesquisas, meios para efetuar melhorias na graduação do curso de engenharia mecatrônica, para que o curso se adeque às constantes mudanças no campo da tecnologia.

  1. O método empregado na pesquisa foi a elaboração de um questionário contendo 49 questões sobre o curso de graduação e os impactos da educação promovida, que foi enviado à 365 graduados da EPUSP.
  1. Os principais temas empregados no questionário foram:

-Empregabilidade: Questiona sobre a disponibilidade de emprego no mercado de trabalho e em quais áreas os graduados que responderam o questionário atuam.

-Autoestima: Questiona sobre como os entrevistados se veem em comparação à outros empregados da mesma área em questão de conhecimento e prática.

-Educação continuada: Questiona os entrevistados sobre a necessidade de renovação do conhecimento após a graduação, como mestrado, doutorado, entre outros. E a razão para essa busca por melhoria.

-Estagio: Questiona sobre coerência da carga horária de estágio para as necessidades observadas pelos entrevistados para entrar no mercado de trabalho.

-Adesão do Currículo: Questiona sobre a consistência das matérias apresentadas no curso em relação aos requisitos do mercado de trabalho.

-Oportunidades: Questiona o entrevistado quais de suas habilidades potenciais haveria o desejo de melhorar, caso tenha oportunidade.

-Perfil de educação: Questiona sobre a ênfase curricular e sobre o perfil de educação dos alunos de engenharia mecatrônica.

  1. O avanço tecnológico pode prejudicar a educação no curso de engenharia mecatrônica quando esse avanço acontece de tal forma que as tecnologias estudadas durante a graduação se tornam ultrapassadas ao final dela, isso faz com que os engenheiros que trabalham com tecnologia sejam superados quando se formam.

  1.  A partir da figura 2 podemos concluir que a matéria básica com maior foco é " Introdução à Engenharia de Computação, seguido por " Cálculo Numérico ". Também é observado que a programação é um aspecto fundamental para a construção de um perfil exigido pelo mercado de trabalho, o desenvolvimento de pensamento lógico e sistemático é uma necessidade para um engenheiro.
  1. As áreas, que envolvem disciplinas de mecânicas básicas, que os estudantes de engenharia mecatrônica consideram mais importantes para o mercado de trabalho são “estatísticas” e “economia”.
  1. Porque na área de controle e modelagem podemos perceber que o mercado exige bastante das matérias especificas, enquanto na área de mecânica e eletrônica o mercado exige mais do aprendizado adquirido nas disciplinas voltadas à administração.
  1. As universidades devem constantemente adaptar-se às mudanças do mercado de trabalho para a construção de um curso adequado às tecnologias existentes, através de métodos de incentivo a alunos e professores, visando manter a excelência do curso através da constante melhoria do mesmo.
  1. A principal conclusão do texto é que o engenheiro mecatrônico deve possuir uma interdisciplinaridade, exigida pelo mercado, que não inclui apenas a fusão de mecânica, informática e eletrônica, mas também envolvendo outras áreas, como a administrativa.
  1. O que eu aprendi de mais relevante com a leitura do texto é que para satisfazer o mercado de trabalho e ser um bom profissional, devemos nos manter em constante atualização em relação às novas tecnologias através de outros graus de ensino além da graduação. Além disso devemos buscar outras áreas de aprendizado, dentro ou fora da engenharia, para termos capacidade de fazer além do que nos é exigido, e potencial para evoluir, tanto em nosso local de trabalho como na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com