TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESPOSTA DAS QUESTÕES TEXTO

Por:   •  15/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 7

Questões

pós leitura

TEXTO 2

Questões para responder após a leitura do texto 2 (“A Preservação do Patrimônio Cultural e sua Trajetória no Brasil” Autor: Paulo Cesar Tomaz).

  1. Segundo o texto, Pierre Nora utiliza a expressão espaços de memória para se referir a quê?
  • Lugares de memória para descrever certos espaços e certas temporalidades que acabam por ser sacralizados em determinados grupos nas sociedades urbanas. Esses lugares de memória assumem importante significado por fazerem parte da memória coletiva de determinado grupo, a memória de um passado comum e de uma identidade social que faz com que o grupo se sinta parte daquele lugar, do espaço que traz a lume a história de todos.

  1. Qual destaque o autor dá ao conceito de Sandra Pesavento sobre memória?
  • É a “presentificação de uma ausência no tempo, que só se dá pela força do pensamento – capaz de trazer de volta aquilo que teve lugar no passado”

  1. Comentar a frase do autor: “Cada edificação, portanto, carrega em si não apenas o material de que é composto, mas toda uma gama de significados e vivências ali experimentados”.
  1. O autor ainda cita Michael Pollak quanto a contribuição da memória coletiva. Identifique a citação e comente.
  • “Manter a coesão dos grupos e das instituições que compõe uma sociedade, para definir seu lugar respectivo, sua complementaridade”.
  • A população pode escrever e reescrever as suas lembranças, juntando memorias e fragmentos, fazendo assim com que cada geração reconstruía o passado.
  1. Ao que Pesavento se refere quando afirma que “cada geração reconstrói aquele passado e o sistematiza em uma narrativa”?
  • [...] uma cidade inventa seu passado, construindo um mito das origens, descobre pais ancestrais, elege seus heróis fundadores, identifica um patrimônio, cataloga monumentos, transforma espaços em lugares com significados. Mais do que isso, tal processo imaginário de invenção da cidade é capaz de construir utopias, regressivas ou progressivas, através das quais a urbs sonha a si mesma.
  • Essa história comum passa a pertencer a cada geração que se segue. As memórias de cada indivíduo estão fortemente ligadas às construções que sinalizam um passado comum a todos.
  1. Qual relação o autor faz entre Pesavento e Bosi?
  • Ecléa Bosi ressalta: “[...] cada geração tem, de sua cidade, a memória de acontecimentos que são pontos de amarração de sua história”; e acrescenta: “As lembranças se apoiam nas pedras da cidade”
  1. Quais das três grandes categorias determinado pelo patrimônio?
  • A primeira engloba os elementos pertencentes à natureza, ao meio ambiente; a segunda refere-se ao conhecimento, às técnicas, ao saber e ao saber-fazer; e a terceira trata mais objetivamente do patrimônio histórico, que reúne em si toda a sorte de coisas, artefatos e construções resultantes da relação entre o homem e o meio ambiente e do saber-fazer humano, ou seja, tudo aquilo que é produzido pelo homem ao transformar os elementos da natureza, adequando-os ao seu bem-estar.
  1. O que é patrimônio histórico para Françoise Choay?
  • “Patrimônio histórico. A expressão que designa um bem destinado ao usufruto de uma comunidade que se ampliou a dimensões planetárias, constituído pela acumulação contínua de uma diversidade de objetos que se congregam por seu passado comum: obras e obras-primas das belas artes e das artes aplicadas, trabalhos e produtos de todos os saberes dos seres humanos. ”
  1. Segundo a proposta de reflexão do autor, qual a relação abordada entre Françoise Choay e Marcia Scholz de Andrade Kersten?
  • Para a autora, a noção de patrimônio deve ir além da mera concepção de ser apenas uma coleção estática de objetos, documentos e edificações, envolvendo até mesmo a concepção de história e a antropologia. (Françoise Choay)
  • Afirma que a antropologia auxilia na percepção do outro e a história permite várias e diferentes leituras de fatos e documentos. Como explica a socióloga, o patrimônio, dentro dos processos sociais, pode ser definido “como dinâmicas da experiência coletiva, sobre a qual cada grupo social manifesta o que deseja como perene e eterno. (Marcia Scholz)
  1. Qual a tendência do homem moderno diante do patrimônio histórico?
  • É olhar com desprezo as construções antigas, vendo-as como bens ultrapassados e desatualizados, os quais devem ser demolidos e ceder lugar a edificações mais modernas e arrojadas, mais úteis ao desenvolvimento da cidade.
  1. Qual contribuição o autor faz a partir da noção de patrimônio histórico embasado em Maria Célia Paoli?
  • Deveria evocar as dimensões múltiplas da cultura como imagens de um passado vivo: acontecimentos e coisas que merecem ser mantidos na memória e preservados porque são coletivamente significativos em sua diversidade; porém o que ocorre, como observa a mesma autora, não é exatamente isso, pois quando se fala em patrimônio histórico, pensa-se quase sempre em uma imagem congelada do passado, em algo como um museu repleto de objetos antigos, que estão ali apenas para atestar uma herança coletiva.
  1. Para o autor, a preservação de bens patrimoniais tem qual finalidade?
  • Esse preservar da memória não está ligado apenas à conservação de relíquias antigas ou edificações, mas também à preservação de toda uma história, todo um caminho percorrido pela sociedade, desde seus tempos mais remotos até aos dias de hoje, interligando-os pela sua importância nesse processo de contínuo movimento e constante transformação.
  1. E sobre as políticas de preservação, qual contribuição apontada por Maria C.L. Fonseca?
  • Uma política de preservação deve ir além; deve objetivar não apenas a proteção de bens, mas abarcar todo o universo que constitui a preservação patrimonial, incluindo-se os critérios de seleção de bens, as razões que justifiquem a proteção e os diversos atores envolvidos, tais como a sociedade e os representantes do Estado
  • [...] uma política de preservação do patrimônio abrange necessariamente um âmbito maior que o de um conjunto de atividades visando à proteção de bens. É imprescindível ir além e questionar o processo de produção desse universo que constitui um patrimônio, os critérios que regem a seleção de bens e justificam sua proteção; identificar os atores envolvidos nesse processo e os objetivos que alegam para legitimar o seu trabalho; definir a posição do Estado relativamente a essa prática social e investigar o grau de envolvimento da sociedade. Trata-se de uma dimensão menos visível, mas nem por isso menos significativa.
  1. Qual contribuição dada por Le Goff é destacada do texto?
  • [...] o monumentum é um sinal do passado. Atendendo suas origens filosóficas, o monumento é tudo aquilo que pode evocar o passado, perpetuar a recordação, por exemplo, os atos escritos. [...] O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas “é um legado a memória coletiva” e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos.
  1. Qual conceituação destacada por Choay, referente ao Séc.XIX e XX sobre patrimônio?
  • Patrimônio compreendia os monumentos nacionais assim considerados por critérios estéticos ou históricos15. Essa conceituação de patrimônio privilegiava os monumentos, as edificações, dando ênfase à sua materialidade, destacando-os por seu valor histórico e artístico.
  1. O que é patrimônio cultural?
  • Entendido como o conjunto dos bens culturais, referente às identidades coletivas.
  1. Em que momento o Brasil inicia sua preocupação com a proteção dos bens culturais?
  • A noção de patrimônio é, portanto, datada, produzida, assim como a idéia de nação, no final do século XVIII, durante a Revolução Francesa, e foi precedida, na civilização ocidental, pela autonomização das noções de arte e de história. O histórico e o artístico assumem, nesse caso, uma dimensão instrumental, e passam a ser utilizados na construção de uma representação de nação.
  1. O que o texto destaca da Constituição de 1934 e o Decreto Lei nº25, de 1937?
  • Com o Decreto-Lei n.° 25, de 30 de novembro de 1937, do então presidente Getúlio Vargas, tem-se a criação do SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
  1. O que é SPHAN?
  • O conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
  1. Qual contribuição de Mário de Andrade?
  • A efetiva entrada do Governo Federal na questão da preservação do patrimônio ocorreu quando o ministro Gustavo Capanema, do governo de Getúlio Vargas, solicitou ao poeta Mário de Andrade que redigisse um anteprojeto para criação de um órgão especificamente voltado à preservação do patrimônio histórico e artístico nacional. Essa iniciativa resultou na criação do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN)
  • O anteprojeto de Mário de Andrade mostrou-se inovador, dando atenção às manifestações tanto eruditas como populares, algo incomum naquela época, que normalmente privilegiava o erudito em detrimento do popular.
  1. Qual o conceito de patrimônio nacional no Brasil até a década de 70, do século XX?
  • Estava firmemente voltado à preservação de bens imóveis. A essas unidades, consideradas a princípio isoladamente, juntaram-se os conceitos de sítios e conjuntos arquitetônicos relevantes para a sociedade, sendo estes utilizados como relíquias do passado histórico e empregados pedagogicamente no ensino dos valores nacionais a fim de se firmar um sentimento de nacionalidade comum a todo brasileiro.
  1. Quais contribuições a Constituição de 1988 oferece na proteção do patrimônio?
  • Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Ainda, sobre o assunto em questão, verifique e responda:

  1. O que é UNESCO?
  2. O que é IPHAN?
  3. O que é IBRAM?
  4. O que é SEM?

  • Museu Histórico Nacional.
  • Museu Goeldi.
  • Museu Júlio de Castilhos.
  • Museu José Joaquim Felizardo.
  1. Verifique na internet dados sobre a história e o acervo dos museus acima e responda sobre cada um deles:
  • Onde se localiza e quais os horários de visitação?
  • No que consiste o acervo?
  • Quando foi criado? Por quem?
  • Aspectos relevantes da história da instituição.
  • Selecione de 3 a 6 fotos para ilustrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (719.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com