TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão para provas de geologia

Por:   •  7/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO ENGENHARIA CIVIL - DISCIPLINA: GEOLOGIA DE ENGENHARIA

PRIMEIRA QUESTÃO (0,5 ponto)

Ramo das Ciências da Terra de grande aplicação na Engenharia Civil, auxiliando na compreensão das propriedades do solo e do relevo de uma área que podem impactar sobre a estabilidade do terreno e das construções em sua superfície. Como exemplos de aplicação podemos citar a previsão de avalanches, deslizamentos de terra, rebaixamento do solo etc:

a) Pedologia

b) Gemologia

c) Geotectônica

d) Geotecnia

e) Geofísica

SEGUNDA QUESTÃO (0,5 ponto)

“É a propriedade que o mineral tem de, quando sujeito a uma pancada, se dividir em lâminas ou poliedros limitados por superfícies planas bem definidas onde as ligações químicas dos cristais que formam o mineral são mais fracas.”

A propriedade citada refere-se a:

a) Clivagem, sendo seu conhecimento importante por ser uma das propriedades que ajudam na classificação e identificação de determinado mineral.

b) Radioatividade, sendo seu conhecimento importante, pois ela define o ângulo de estratigrafia de toda uma massa de embasamento rochoso.

c) Dureza, sendo seu conhecimento importante para que possamos definir o nível de plasticidade de um embasamento rochoso quando submetido a pressão de uma obra de engenharia.

d) Corrosividade, sendo seu conhecimento importante para definirmos as propriedades metálicas de um mineral.

e) Ductilidade, sendo seu conhecimento importante para definirmos a idade geológica de um embasamento rochoso

QUESTÕES DISSERTATIVAS

TERCEIRA QUESTÃO (1,25 ponto)

Faça uma análise entre 15 a 25 linhas digitadas sobra a atividade siderúrgica, sob o ponto de vista dos recursos geológicos envolvidos. Em sua análise você deverá analisar:

- Quais os recursos minerais utilizados na produção dos diferentes tipos de aço.

- Quais as propriedades naturais desses recursos minerais e as suas finalidades ao longo da produção do aço.

- Como as características desses recursos interfere na qualidade final de cada tipo de aço.

- Qual a situação do Brasil em relação à disponibilidades desses recursos no seu território,

QUARTA QUESTÃO (1,25 ponto)

A areia é um dos materiais mais importantes de uso nas obras de Engenharia Civil. As propriedades desse material, entretanto, podem variar bastante em função das suas áreas de obtenção na natureza. Discuta quais propriedades da areia se alteram em decorrência das áreas de extração e o impacto dessas propriedades nos usos possíveis desse material.

QUINTA QUESTÃO (1,25 ponto)

O Sr Osnir e a Dona Clélia são um casal na faixa de 60 anos e pretendem reformar a casa. Vão instalar uma banheira e redecorar todo o banheiro, construir uma piscina e uma cozinha externa. Dona Clélia quer que a casa tenha uma aparência moderna, mas ao mesmo tempo, com diversos elementos naturais decorativos. Ela quer que os pisos, pia e a própria área ao redor da banheira e da piscina utilizem variados tipos de rochas ornamentais.

O Sr. Osnir é desconfiado, gosta de saber detalhadamente cada detalhe da reforma, evitando perder dinheiro, mas ao mesmo tempo, quer ter certeza de que vai escolher produtos de boa qualidade.

O que você explicaria para o Sr. Osnir e Dona Clélia sobre o uso de rochas naturais como elementos decorativos da construção?

Faça uma explicação detalhada, analisando os prós e contras de cada tipo de material para cada uma das áreas envolvidas na reforma. Utilize seus conhecimentos geológicos para isso. O Sr Osnir gosta de ser impressionado e ao mesmo tempo, é muito questionador.

SEXTA QUESTÃO (1,25 ponto)

Faça um texto explicativo, entre 15 a 25 linhas, sobre o esquema abaixo. Procure utilizar as terminologias corretas da Geologia, inclusive definindo as eras geológicas de formação dessas unidades, suas propriedades gerais e como isso influencia nas condições de ocupação do território pela Engenharia Civil:

NOME:_Pablo Andre R Nunes____RA__270887_____ Turma: 6º periodo

FOLHA DE RESPOSTAS

Questão 1 – resposta letra: E

Questão 2 – resposta letra: A

Questão 3 – (15 a 20 linhas digitadas para resposta)

Resposta: Os minerais utilizados nos diferentes tipos de aços são: o ferro, o manganês e Bauxita, estes são os principais encontrados aqui no nosso pais, mais também existem vários outros como: alumínio, antimônio , chumbo etc.

O ferro é utilizado para produção de aço, ligas metálicas, produção de ferramentas, maquinas, veículos , elementos estruturais etc. o manganês sua principal aplicação é também nas ligas metálicas, pois é um agente removedor de enxofre e oxigênio, produção de vidros, quando ligado ao alumínio, antimônio e cobre, forma um material altamente ferromagnético e também na fabricação de pilhas, entre outras coisas, a bauxita é a matéria prima mais utilizada na produção de alumínio, que por sua vez é utilizado nas mais variáveis tipos de, cabos , utensílios domésticos, indústria automobilística , indústria aeroespacial, indústria de aviação etc... As características destes matérias são variadas, pois tem o ferro que é utilizado na construção civil que é mais áspero e rígido, também tem o ferro que é utilizado na construção de maquinas que são mais bem acabados, ai tem o alumínio utilizado para equipamentos, ou ferramentas que por sua vez são rígidos, e tem os utilizados na fabricação de joias por exemplo que são mais bem acabados e assim por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com