TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões para Segurança do Trabalho I

Por:   •  4/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL GOINANO – CAMPUS RIO VERDE

CURSO: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

DISCIPLINA: SEGURANÇA DO TRABALHO I                PERÍODO : 1º

DISCENTE: POLYANNA RIBEIRO

DOSCENTE: CLEIDIONALDO SILVA FURQUIM FILHO

DATA: 28/09/17

EXERCÍCIOS AVALIATIVOS SEGURANÇA DO TRABALHO I

Aula 1

  1. Qual a importância da Revolução Industrial na segurança do trabalho?

Ao longo da história, o homem esteve constantemente exposto a riscos, mas a partir da revolução industrial, com a invenção das máquinas a vapor, esses riscos ampliaram-se. Como o surgimento de maquinas a vapor substituindo o trabalho artesanal multiplicou a produtividade no trabalho. As fábricas da época eram instaladas em locais improvisados, com péssimas condições de trabalho e exploração de trabalhadores (o que incluía também mulheres e crianças) em jornadas diárias de até 16 horas. O resultado disso foi um grande número de acidentes de trabalho, doenças relacionadas e muitos trabalhadores mortos ou mutilados. A partir dessa situação dramática é que se originaram as primeiras leis e estudos relacionados à proteção, à saúde e à integridade física dos trabalhadores.

  1. Hipócrates, hoje conhecido como o “pai” da medicina, fez o primeiro relato de uma doença ocupacional. Qual foi ela?

Hipócrates (c.460-c. 377 a.C) em um de seus trabalhos descreveu um quadro de “intoxicação saturnina” em um mineiro, observou uma doença profissional, à época, se tratava da cólica, que se dava pela extração de metais como o chumbo.

  1. Qual foi a contribuição de Bernardino Ramazzini para a medicina do trabalho?

Em 1700, o médico italiano chamado Bernardino Ramazzini, publicou um trabalho sobre doenças ocupacionais chamado De Morbis Artificum Diatriba (Doenças do Trabalho), no qual relacionou os riscos à saúde ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados nas atividades exercidas por trabalhadores em várias ocupações. Ele orientava os demais médicos a fazer a seguinte pergunta ao paciente: “Qual o seu trabalho? ” Por sua vida dedicada a este assunto, Ramazzini ficou conhecido como o pai da Medicina Ocupacional.

  1. Qual é o objetivo da criação da FUNDACENTRO no Brasil?

Em 1966, através da Lei nº 5.161, é criada no Brasil a Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), com o objetivo de realizar estudos, análises e pesquisas relativas à higiene e à medicina ocupacional. Atualmente, é denominada de Fundação Jorge Duprat e Figueiredo - Fundacentro, de Segurança e Medicina do Trabalho (alterado no ano de 1978).

  1. O que é segurança do trabalho?

A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios

  1. A responsabilidade pela segurança do trabalho é somente do empregador? Justifique sua resposta.

Não, a responsabilidade pela segurança do trabalho é de todos da empresa, do empregar, o colaborador, o prestador de serviço terceiro, ao visitante.

Essas responsabilidades são descritas na NR 6. Onde a mesma estabelece a responsabilidade do uso de EPIs para as empresas, funcionários e também os fabricantes de fornecerem equipamentos de qualidade e com CA.

De acordo com a NR 6, as obrigações do empregador são:

  • Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
  • Exigir o uso de EPIs;
  • Fornecer ao trabalhador somente o equipamento com o Certificado de Aprovação;
  • Treinamento sobre o uso adequado do EPI;
  • Armazenamento correto;
  • Substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado;
  • Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
  • Comunicar o MTE qualquer irregularidade observada no EPI.

Já o trabalhador deve ficar atento as seguintes obrigações:

  • Utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina;
  • Responsabilizar-se pelo armazenamento e conservação;
  • Comunicar ao empregador qualquer alteração que torne o EPI impróprio para uso.
  • O funcionário também deve fazer o bom uso e manter o equipamento em boas condições. Além de cumprir todas as orientações sobre o uso adequado do EPI. Para a garantia de um equipamento de proteção individual de qualidade, exija sempre o Certificado de Aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Aula 2

  1. Qual a finalidade da segurança do trabalho?

Valorizar o ser humano e a vida, valorizar o trabalho. Protegendo o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

  1. Diferencie doença profissional de doença do trabalho

A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social.

Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).

Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada).

Ex: Disacusia (surdez) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com