TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Industrical Cloro e Iodo

Por:   •  8/4/2015  •  Exam  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório 02 de Química Industrial

  1. Objetivos:

Preparar cloro e água de cloro. Verificar algumas propriedades químicas do cloro.

  1. Resultados e discussão:

c) Adição de uma ponta de espátula de brometo de sódio sólido em cerca de 3ml de água destilada e água de cloro.

 2 KBr(s) + Cl2(aq)  2 KCl(aq) + Br2(aq)

Nessa reação a adição de gota a gota da água de cloro à solução de brometo libera bromo livre, este que colore a solução com um tom amarelado.

Ao adicionarmos o tetracloreto de carbono e agitarmos o líquido, o bromo dissolve-se no solvente e, após um período de repouso, forma-se uma solução marrom avermelhada abaixo da camada aquosa incolor. Com excesso de água de cloro, o bromo converte-se em monocloreto de bromo , ácido hipobromoso ou ácido brômico, resultando numa solução amarelo-pálida ou incolor.(VOGEL, 1981)

Br2 + Cl2 + 2H2O  2OBr- + 2Cl- + 4H+

d) Substituição do brometo de sódio por iodeto de potássio

2KI(s) + Cl2(aq)  I2(aq) + 2KCl(aq)

Nessa reação a adição de gota a gota da água de cloro à solução de iodeto, libera-se iodo que colore de amarelo a solução.

I2 + 5Cl2 + 6H2O  2IO3- + 10Cl- + 12H+

Agitando com tetracloreto de carbono ele se dissolve, formando uma solução alaranjada, que se separa debaixo da camada aquosa. Isso ocorre quando é usada uma pequena quantidade de iodeto (somente alguns cristais ).

Ao repetir a experiência usando iodeto em excesso, a solução passa a ser composta por uma fase amarela não miscível com a camada aquosa, e menos densa.

  1. Conclusão:

Na reação com o brometo de sódio, água destilada, água de cloro a solução apresentou a coloração amarelada. Ao adicionar tetracloreto de carbono pudemos observar a formação de duas fases não miscíveis, sendo que a parte amarelada a menos densa e o CCl4 apolar fica na parte inferior.

Para a mesma reação com substituição do brometo de sódio pelo iodeto de potássio, na adição de excesso de iodeto a solução apresentou a coloração amarelo mais escuro. Quando são adicionados somente alguns cristais de iodeto a coloração já era forte e quando agitado e adicionado o CCl4 a solução fico rosa claro ainda imiscível, sendo a fase mais densa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com