TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica relatorio apts

Por:   •  2/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

Resumo

Nesse Experimento iremos aplicar técnicas para que possamos efetuar a separação das misturas heterogêneas e homogêneas, com a mistura de H2O (água),e NaCl (cloreto de sódio),em  areia e limalha de ferro. Através de alguns  métodos propostos como filtragem,magnetização e evaporação ,sendo observado cuidadosamente cada faze desse separação, para que possamos entender com maior clareza o objetivo do nosso experimento.

Sendo assim calculamos o rendimento dos resíduos e obtivemos os seguintes resultados: areia 128,7%, limalha de ferro 77,7%, NaCl (sal) 91,4%.

Objetivos

Esse experimento tem o intuito de estudar a separação de misturas aprendendo a utilizar métodos favoráveis para que ocorra a separação das seguintes misturas, H2O (Água), NaCl (cloreto de Sódio),

Areia e Limalha de Ferro, identificando suas mudanças e classificando as mesmas como misturas homogêneas ou heterogêneas.

Através da realização de uma pesagem foi avaliada a perda de cada elemento durante todo processo obtendo seu rendimento.

 

Introdução

Podemos dizer que mistura seria a junção de duas ou mais substâncias, sem que ocorra uma reação química, sendo classificadas como:

Mistura Heterogênea: não há homogeneidade em todos os pontos, sendo possível distinguir mais do que um elemento presente, sendo formada por duas ou mais camadas.

Mistura Heterogênea: todos os pontos são iguais, tornando impossível diferenciar os elementos presentes, sendo formada por apenas uma camada.

A separação dessas misturas pode ser realizada com métodos diferentes como:

Mistura heterogênea formada por sólidos:

  • Peneirar: com auxilio de uma peneira, podemos separar os sólidos de diversos tamanhos;
  • Magnetização: é possível separar matérias ferrosas de não ferrosos com auxilio de um imã.

Mistura heterogêneas formadas por sólidos e líquidos:

  • Filtragem: com auxilio de um filtro é possível separar facilmente os elementos já que a fase solida não se dissolve na fase líquida.

Misturas homogêneas formadas por sólidos e líquidos:

  • Evaporação: com  o aquecimento da mistura temos a ebulição do líquido.

Materiais

  • Bastão;
  • Béquer – 50ml;
  • Béquer-  20ml;
  • Bureta;
  • Bico de Bunsen;
  • Funil;
  • Filtro;

Reagentes

  • Cloreto de Sódio (NaCl) 5 g;
  • Areia 10g;
  • Limalhas de ferro 10 g;
  • Água (H2O) 20 ml;
  • Água destilada

Processo Experimental

Os elementos sólidos foram colocados em um Béquer de 100 ml e misturado com a ajuda de um bastão. Em seguida foram adicionados 20ml de água junto aos elementos sólidos, onde tudo foi misturado novamente por alguns minutos até que o sal se dissolvesse na água. No final da mistura foi constatado que elementos junto com a água formaram uma mistura homogênea e outra heterogênea, onde o sal se dissolveu com a água, assim não percebendo sua separação se transformando em salmoura e o liquido com a areia e a limalha de ferro, que por terem uma densidade maior que da salmoura se mantiveram no fundo do béquer . Com o final da mistura foi constatado que o liquido atingiu uma coloração amarronzada.

Após ter acendido o Bico de Bunsen o béquer onde estava à mistura foi colocado sob a chama até que liquido entrasse no estado de ebulição. E enquanto a mistura atingia a temperatura esperada, foi preparado  o funil de vidro para que o mesmo pudesse ser coado. Para a preparação do filtro foi preciso pegar um papel com o formato arredondado e realizar duas dobras, uma com o papel inteiro aberto, dobra-lo exatamente ao meio e em seguida com uma dobra um pouco para baixo da metade. Para que dessa forma o coador que acabara de ser criado atingisse o formato adequado do funil. Em seguida, foi necessário pingar algumas gotas de água no coador para que o mesmo ficasse úmido e assim fixasse perfeitamente no interior do funil.

Com a mistura já no estado de ebulição, foi removida de cima do Bico de Bunsen e despejada no funil para que assim pudesse estar separando o liquido que passará direto pelo funil até outro recipiente do resíduo sólido que se manterá no coador de papel. Obtivemos um pouco de dificuldade em relação aos resíduos sólidos saírem do recipiente inicial e transferi-los totalmente para o funil, mas com o uso de água e a utilização do bastão pôde facilitar a transferência.

Após a água ter escorrido totalmente para o segundo recipiente, o mesmo foi retornado ao Bico de Bunsen até que a salmoura atingisse dessa vez o estado de evaporação, para que assim houvesse a separação da água que irá evaporar deixando apenas o cloreto de sódio (NaCl) no fundo do recipiente. Enquanto a água atinge o estado esperado, os resíduos sólidos que ficaram no coador de papel (areia e limalha de ferro) foram retirados do coador de papel e espalhados em outro papel seco, para que assim acelerasse a secagem dos resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com