TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Relatório Teste da Chama

Por:   •  28/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL

Química Aplicada à Engenharia

COR DA CHAMA NA PRESENÇA DE CÁTIONS METÁLICOS

São Paulo, 14 de setembro de 2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1 Estudos do átomo        

1.2 Resumo        

2.        OBJETIVOS        

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        

3.1 Materiais        

3.2 Métodos        

4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        

5.        CONCLUSÕES        

6.        ANEXO A        

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

1.1 Estudos do átomo

1.1.1) O Átomo:

Os gregos foram os primeiros a "descobrir" os átomos, pois estes chegaram a conclusão que toda a matéria pode ser formada por partículas, estas partículas eles denominaram átomo que significa indivisível.

1.1.2) Modelo de Dalton:

Segundo John Dalton, a matéria era formada por partículas que não podem ser dividas,ele denominava essas partículas de átomo, que ele denominava como uma bolinha maciça e indivisível.

1.1.3) Modelo atômico de Thomson:

Thomson denominava o átomo como uma esfera de carga elétrica positiva, e diferente de Dalton dizia que esta não era maciça e esta por sua vez continha cargas negativa estáticas fazendo a carga elétrica do átomo nula.Seu modelo é o conhecido "pudim de passas".

1.1.4) Modelo atômico de Rutherford:

Rutherford tinha como objetivo verificar se os átomos eram maciços,desta forma ele realizou uma experiência em que este bombardeava uma finíssima lamina de ouro com algumas pequenas partículas de carga positiva, que ele denominou de partículas alfa,assim ele verificou que algumas partículas alfa atravessam a lâmina e outras voltavam, com isso ele conclui que o raio do átomo era maior que o raio do núcleo, propondo o modelo do átomo semelhante ao sistema solar (Figura 1).

[pic 3]

Figura 1- Modelo sistema solar

Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/modelo-atomico-de-rutherford/


1.1.5) Modelo atômico de Bohr:

Bohr por sua vez teve a ideia de dar continuidade aos estudos de Rutherford,explicando erros do modelo anterior.Ele alegou que o átomo possui energia quantizada, e cada elétron possui sua quantidade de energia.O modelo dele representa níveis de energia, em que os elétrons ficam organizados em camadas ou níveis de energia, cada camada possui um nome e um limite máximo de elétrons (Tabela 1).

Tabela 1- Modelo de Bohr

N° QUÂNTICO

N ° MÁXIMO DE e

K

1

2

L

2

8

M

3

18

N

4

32

O

5

32

P

6

18

Q

7

2

Desta forma e com tais características, Bohr chegou  a conclusão de que o elétron pode apenas permanecer  naquele nível de energia definido, e que este só muda de nível quando absorve certa quantidade de energia, mas como ele tende a retornar seu nível, ele acaba por emitir um quantum de energia em forma de luz.Esse é modelo que utilizamos atualmente e por isto realizaremos nosso experimento baseado nestas conclusões deixadas por Bohr.

1.2 Resumo

Tomaremos como base para o  experimento a teoria do modelo atômico de Bohr que dentro da evolução do estudo sobre o átomo, é o usado atualmente.A teoria de Bohr parte do principio de que átomo é composto por uma pequena região, onde se concentra a maior parte de sua massa, composta por nêutrons  (partículas sem carga) e prótons ( partículas carregadas positivamente), e ao seu redor, na eletrosfera se encontram os elétrons (partículas com cargas negativas), os elétrons por sua vez estão dispostos em camadas eletrônicas (orbitas), em volta do núcleo do átomo, quando percorrem uma orbita os elétrons não absorvem e nem emitem energia, sua energia é constante em cada orbita, e eles tendem sempre a ocupar as camadas mais próximas do núcleo, as que apresentam menor quantidade de energia. A energia do elétron é quantizada, ou seja, eles podem ocupar somente certos níveis de energia, eles podem saltar de um nível para outro mais externo desde que haja a absorção de uma quantidade  bem definida de energia, realizando assim um salto quântico, passando de seu estado fundamental para seu estado instável.

Voltando ao seu nível mais interno, o elétron emite um quantum de energia em forma de luz, ou outra reação eletromagnética. Essa cor de luz depende do elemento químico e da diferença de energia emitida pelo átomo ao retornar à sua camada eletrônica inicial. No experimento realizado, podemos observar esses saltos quânticos, e as cores observadas variaram de acordo com o elemento químico que utilizamos.

  1. OBJETIVOS

O objetivo desta atividade prática em laboratório consiste em identificar o elemento presente em cada composto de acordo com a observação visual realizada da cor produzida na chama,  quando as devidas amostras entram em combustão com a chama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com