TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica-Relatorio-de-Pratica-de-Laboratorio

Casos: Quimica-Relatorio-de-Pratica-de-Laboratorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Muitas das reações químicas que ocorrem no laboratório envolvem misturas dos mais diversos compostos. Uma mistura consiste em duas ou mais substâncias puras fisicamente associadas e, muitas vezes, é necessário realizar a separação dos seus componentes para trabalharmos com os reagentes de interesse.

Existem inúmeras técnicas para separação de misturas e todas elas são efetuadas tendo como princípio a análise das propriedades de seus componentes. Uma destilação fracionada pode ser utilizada para a separação de substâncias com diferentes pontos de ebulição assim como uma decantação é utilizada para a separação de compostos que apresentem densidades distintas.

O presente experimento consiste em uma separação de uma mistura sólida de solo arenoso, “limalhas” de Ferro , Dicromato de Potássio e Cloreto de Sódio utilizando os processos de separação por extração, filtração, precipitação fracionada, e imantação. Para que esses procedimentos de separação fossem realizados, necessitou-se estudar a solubilidade do Cloreto de Sódio e do Dicromato de Potássio, que revelou ser uma propriedade crucial para a realização da extração.

Para a realização da extração, foi utilizado água como solvente. É importante enfatizar que a solubilidade dos componentes dissolvidos na mistura aumenta com um correspondente aumento de temperatura. Assim, a solubilidade do Cloreto de Prata em é e em é . Com o auxílio de um gráfico retratando a curva de solubilidade das substâncias a serem analisadas e tendo o conhecimento da temperatura e da quantidade de solvente utilizada no processo de extração, podemos estimar a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida.

A precipitação fracionada é eficiente nos processos de separação em que os componentes da mistura a serem analisados apresentam diferentes coeficientes de solubilidade em um intervalo de temperatura útil para o processo. O coeficiente de solubilidade é definido como a máxima quantidade de soluto que é possível dissolver em uma quantidade fixa de solvente, a determinadas condições de temperatura e pressão [1]. É importante enfatizar que a adição de mais solvente afeta a solubilidade de um composto e isso deve ser levado em consideração durante todo o procedimento realizado em laboratório.

2. OBJETIVOS

O experimento realizado tem como objetivo estudar a separação de mistura, utilizando 3 métodos para separar 4 substâncias (Areia, Ferro, cloreto de sódio e dicromato de potássio.) que forma uma mistura heterogênea (Polifásica).

•Estudar a eficiência dos métodos de separação utilizados.

•Verificar a solubilidade das substâncias (Mistura heterogênea).

•Identificar as fases das substâncias.

•Verificar as possíveis mudanças de fase durante o processo.

•Verificar as perdas dos componentes durante a separação.

3. PARTE EXPERIMENTAL

O experimento ocorreu no laboratório de química, e foram utilizados os seguintes equipamentos:

• Balança Digital – utilizado para medida de massa de sólidos e líquidos não voláteis com grande precisão;

• Béquer – é de uso geral no laboratório, serve para fazer as reações entre as soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações e aquecer líquidos;

• Bico de Bunsen – o bico de bunsen é um dispositivo usado em química para efetuar aquecimento de soluções em laboratório;

• Funil de haste longa – usado na filtração e para retenção de partículas solidas;

• Tela de amianto – suporte para as peças ou equipamentos serem aquecidos, a função do amianto é distribuir uniformemente o calor recebido pelo bico de bunsen;

• Tripé – sustentáculo para efetuar aquecimentos de soluções em vitrarias diversas forma o conjunto de aquecimento o tripé, o bico de bunsen e a tela de amianto;

• Bastão de vidro – serve para mexer as soluções em aquecimento;

• Filtros de papel – serve para coar soluções liquidas e reter as sólidas;

• Suporte universal – prende o funil com o auxilio do anel ou argola;

• Imã – magnetizar sólidos ferrosos.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao efetuar o processo de filtragem, não obtivemos 100% da filtragem desejada, ainda há componentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com