TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisico quimica relatorio

Por:   •  1/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 7

FÍSICO-QUÍMICA

BELÉM-PA

2015

Sumário

⦁ INTRODUÇÃO 4

⦁ DESENVOLVIMENTO 5

⦁ CÁLCULOS 6

3.1 Cálculo para solubilidade 6

3.2 Gráfico 6

3.3 Unidade de medidas 7

3.4 Valores de Entalpia e Entropia 8

3.5 Valor de energia livre 8

⦁ CONCLUSÃO 9

1-Introdução

A temperatura é provavelmente o primeiro conceito termodinâmico. No final do século XVI, Galileu Galilei inventou um termômetro rudimentar, o termoscópio, ao qual se seguiram outros inventos com a mesma finalidade. O objetivo desses instrumentos era medir uma quantidade até então indefinida, mais objetiva na natureza do que as sensações fisiológicas de calor e frio.

A energia livre de um sistema é a porção de energia capaz de realizar trabalho. A energia livre recebeu este nome em função de ter sido deduzida pelo cientista Josiah Willard Gibbs, nos Estados Unidos no século XIX, cientista este que foi responsável pelos fundamentos da termodinâmica e pela Físico-química.

A termodinâmica é a ciência que estuda as trocas de energia que ocorrem entre o sistema e a vizinhança durante uma mudança de estado. A primeira lei preocupa-se em acompanhar as variações de energia e permite o cálculo da quantidade de calor que uma reação produz, essa energia não envolve outras energias cinéticas e potenciais, que o sistema como um todo apresenta em suas relações com o exterior.

A variação da energia interna DU é medida pela diferença entre a quantidade de calor (Q), trocado pelo sistema com seu exterior, e o trabalho realizado (W) e é dada pela expressão DU = K - W , que corresponde ao enunciado da lei da termodinâmica. É comum no estudo das transformações o uso da função termodinâmica da entalpia (H), definida pela relação H = U + pV, em que U é a energia interna, p é a pressão e V é o volume do sistema. Num processo em que só existe trabalho de expansão (como, por exemplo, na fusão sob pressão e temperatura constante), a entalpia é a medida do calor trocado entre o sistema e seu exterior.

A segunda lei , explica por que algumas reações ocorrem mas outras não.De acordo com essa lei da termodinâmica, num sistema fechado, a entropia nunca diminui. Isso significa que, se o sistema está inicialmente num estado de baixa entropia (organizado), tenderá espontaneamente a um estado de entropia máxima (desordem). A entropia, que pode ser entendida como decorrente da desordem interna do sistema, é definida por meio de processos estatísticos relacionados com a probabilidade de as partículas terem determinadas características ao constituírem um sistema num dado estado. Assim, por exemplo, as moléculas e átomos que compõem 1kg de gelo, a 0o C e 1atm, apresentam características individuais distintas, mas do ponto de vista estatístico apresentam, no conjunto, características que definem a possibilidade da existência da pedra de gelo nesse estado.

2-Desenvolvimento

Iniciamos a aula prática pesando 4,00 gramas de nitrato de Bário (Ba(No3)2), que foi colocado diretamente em um tubo de ensaio apoiado em um Becker dentro da balança analítica dos quais foi tirado a tara. No final da pesagem obtivemos o valor exato de 4,0019 g nitrato de bário em seguida deveríamos acrescentar 10ml de água destilada, porém a amostra seria difícil solubilizar com

essa quantidade de água, por isso ao invés de 10ml colocamos 14ml de AD dentro do tubo de ensaio que foi levado ao banho de aquecimento sendo mexido constantemente com o auxilio do bastão de vidro.

Depois que o sal solubilizou completamente, o tubo de ensaio foi retirado do banho em seguida mediu-se a temperatura que resultou em 89ºC.então levamos a amostra para baixo da torneira a fim de esfriar o tubo para o sal precipitar depois acrescentamos mais 2ml de AD ao sal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (570.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com