TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Geral

Casos: Química Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  3.284 Palavras (14 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

RELATÓRIO DA PRÁTICA 3

Recife, 12 de Março de 2014.

FACULDADE BOA VIAGEM

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

RELATÓRIO DA PRÁTICA 3

RESUMO

Na pratica de laboratório 3, foram realizadas atividades práticas de reações químicas no qual utilizou alguns elementos como substâncias inorgânicas tais como: Ácidos, Bases , Sais e Óxidos no laboratório de química analítica qualitativa da FBV utilizando equipamentos e vidrarias adequadas para este tipo de análise. Foram observados, se a reação é irreversível ou reversível, se são endotérmicas ou exotérmicas, se houve precipitação ou desprendimento de gás ou ainda oxirredução.

A equação química é a forma de descrever uma reação química. Do lado esquerdo da equação são mostrados os reagentes e do lado direito, os produtos. Através da Equação Química é possível saber o estado físico do átomo participante da reação. Cada reação química exige condições próprias que devem ser satisfeitas para que ela ocorra. Uma

condição comum a todas as reações químicas, como consequência da transformação da matéria, é que todas as reações obedecem ao princípio da conservação das massas.

Sumário

Página

1. Introdução

As reações químicas obedecem a duas leis: as ponderais e as volumétricas. Uma reação química se destinge de uma mudança física pela profundidade da modificação que gera, por seu caráter permanente e pela quantidade de energia envolvida. Ao se levar em consideração à forma com que os átomos se organizam, as reações químicas podem ser classificadas em cinco tipos: de síntese ou combinação, de decomposição, de deslocamento ou troca, de dupla troca e de reagrupamento interno, numa combinação, duas ou mais substancias se unem para formar um único composto. As equações químicas representam as reações químicas da maneira mais próxima possível da realidade, e, desse modo, devem conter muitas informações como variações de energia, meio em que se realizam catalisadores etc. Reatividade é a capacidade de um metal doar elétrons, ou de um ametal recebê-los, no caso podese associar essa capacidade à oxidação: Um metal mais reativo tem tendência a se reduzir (ser agente de oxidação), se vice-versa, for um metal nobre terá tendência em se oxidar (ser agente redutor), com os ametais ocorre o inverso.

Tem-se para os metais a seguinte linha de reatividade em ordem decrescente: Metais Alcalinos, metais alcalino-terrosos, Al, Mn, Zn, Cr, Fe, Co, Ni, Sn, Pb, H, Br, Cu, Hg, Ag, Pd, Pt e Au. As reações químicas não ocorrem somente nos laboratórios, mas, em toda à parte e a todo o momento. Oxidação e redução são exemplos destes tipos de reações que ocorrem em nosso dia-a-dia.

Objetivos

1. Verificar os principais tipos de reações químicas; Analisar as mudanças nas propriedades físicas das substâncias;

2. Observar as principais características de ácidos inorgânicos concentrados, estudar a série eletroquímica utilizando soluções de ácidos e bases, e a reatividade de metais e não metais com ácidos e bases.

Revisão bibliográfica

A cada instante pode-se dizer que estão ocorrendo reações químicas dos mais diversos tipos e em diferentes velocidades, resultando na manutenção do equilíbrio da vida. A sua dinâmica depende de substâncias, denominadas reagentes, que se podem decompor ou interagir entre si, dando origem a outro(s) composto(s) chamado(s) produto(s). Todas as reações podem ser representadas por equações químicas, nas quais as substâncias envolvidas são identificadas por fórmulas indicadoras de quais e quantos elementos as constituem. (USBERCO, 2005)

Segundo Epstein (2006, p.49), uma reação química é um fenômeno representado pelas fórmulas dos reatentes, dispostos à esquerda, seguidos por uma flecha em direção à direita, onde estão as fórmulas dos produtos. A equação balanceada constitui o ponto de partida para os cálculos de quantidade de substâncias envolvidas e o número de moléculas é indicado pelo chamado coeficiente, que não deve representar criação ou destruição de átomos, ou seja, deve estar de acordo com as leis de Dalton.

Lei da conservação da massa

(Lavoisier - 1789)

Numa reação química, a soma das massas dos reagentes é sempre igual à soma das massas dos produtos da reação (Feltre, 1997, p. 292).

Lavoisier: “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Lei das proporções definidas

(Proust

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com