TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDE DE COMPUTADORES

Artigo: REDE DE COMPUTADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  4.883 Palavras (20 Páginas)  •  3.713 Visualizações

Página 1 de 20

Rede de Computadores

Lista de Exercícios:

Cap.1

1 – O que é uma rede de computadores ?

R. É quando há pelo menos dois ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails)

2 – Onde estão presentes as redes de computadores ?

R. As redes de computadores estão presentes hoje na vida de grande parte das pessoas do Brasil e do mundo seja através de uma simples conexão de internet discada, ou através do acesso via banda larga ou até mesmo através de uma lan house

3 – Comente como as redes de computadores podem ser úteis.

R. Compartilhamento de arquivos de trabalho, Compartilhamento de programas, Compartilhamento de periféricos, Compartilhamento de impressoras, Compartilhamento de acesso à Internet

4 – Em que momentos se percebe a necessidade de se montar uma rede de computadores ?

R. as redes de computadores surgiram da necessidade de se compartilhar recursos especializados para uma maior comunidade de usuários geograficamente dispersos.

Cap.2

1 – O que é uma LAN e quais são suas principais características ?

R. A rede de área local é a responsável pela comunicação entre computadores em uma área restrita, compartilhando recursos de hardware, software e informações. Neste tipo de rede a velocidade de transmissão geralmente varia de 10 a 100 Mbps, havendo um retardo muito baixo (quase desprezível) e os erros de transmissão encontrados são pouquíssimos

2 – Comente em breves palavras sobre a WAN.

R. A história das redes WAN começa em 1965 quando Lawrence Roberts e Thomas Merril ligaram dois computadores, um TX-2 em Massachussets a um Q-32 na Califórnia, através de uma linha telefônica de baixa velocidade, criando a primeira rede de área estendida (WAN). A maior WAN que existe atualmente é a própria Internet. Em geral, as redes geograficamente distribuídas contêm conjuntos de servidores, que formam grandes e variadas sub-redes.

3 – O que é largura de Banda ?

R. A Largura de Banda ou Bandwidth (termo original em inglês) é a medida da capacidade de transmissão de um determinado meio, conexão ou rede, determinando a velocidade que os dados passam através desta rede específica.

4 – Em que situação é montada uma MAN ?

R. Uma "Metropolitan Area Network" é basicamente uma WAN, cuja dimensão é reduzida, geralmente também assegura a interligação de redes locais. A área abrangida corresponde no máximo a uma cidade. São usadas por exemplo para interligar vários edificos afins dispersos numa cidade. A tecnologia empregue pode incluir redes ponto-a-ponto ou até mesmo Gigabit Ehernet. Uma vez que as redes de área metropolitana (tal como as WAN) envolvem a utilização de espaços públicos, apenas podem ser instaladas por empresas licenciadas pelo estado, sendo a tecnologia de eleição o ATM.

5 – Para que serve um Servidor ?

R. Normalmente um computador que gera recursos para os demais micros da rede;

A administração e configuração é centralizada, o que melhora a organização e segurança da rede.

6 – O que é um HOST ?

R. É qualquer computador ou máquina conectado a uma rede, que conta com número de IP e nome definidos.

7 – Diferencie Topologia Física de Topologia Lógica.

R. A topologia Física representa como as redes estão conectadas aos dispositivos de redes (nós ou nodos), influencia em diversos pontos considerados críticos, como a flexibilidade, velocidade e segurança.

A topologia Lógica refere-se a maneira como os dados são transmitidos através da rede a partir de um dispositivo para o outro. Topologias lógicas são frequentemente associadas à métodos e protocolos. Topologias lógicas são capazes de serem reconfiguradas dinamicamente por tipos especiais de equipamentos como roteadores e switches.

Cap.3

1 – O que se deve levar em conta na hora de montar uma rede de computadores ?

R. Cliente: Clientes são computadores que se conectam à um computador central para requisitar que este realize alguma tarefa na qual é especializado.

Confiabilidade: Em todo o tipo de comunicação à distância

Endereço: para que possamos nos comunicar com outro elemento de uma rede

Meio: É o ambiente físico usado para conectar membros de uma rede

Nós: Não são apenas computadores que podem ser ligados à uma rede de computadores

Protocolo de Rede: Computadores só podem lidar com números binários.

Roteamento: Rotear significa traçar uma rota

Segurança: É comum que informações sigilosas sejam trocadas em uma rede.

Servidor: Um Servidor é uma máquina que costuma ser freqüentemente acessada por outras para que ela realize algum tipo de tarefa.

2 – Como deve ser a montagem de uma rede ?

R. Montar uma rede de computadores é planejar a estrutura física da rede, ou seja, a localização do Switch, que é o equipamento responsável por distribuir o sinal da rede, e a localização e instalação do cabeamento da rede.

3 – O que é rede física ?

R. Rede física e formada pelo conjunto cabos, placas de rede hubs e roteadores

4 – Quais são os tipos de topologia ?

R. Barra, Anel, Estrela e Redes Hibridas

5 – Fale sobre a topologia em estrela.

R. Tamanho da rede dependente do comprimento máximo do cabo entre o nó central e uma estação. Número de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com