TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDUÇÃO DE PERDAS REAIS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DE TAQUARAL DE GOIÁS:

Por:   •  26/3/2017  •  Monografia  •  4.595 Palavras (19 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP[pic 1]

REDUÇÃO DE PERDAS REAIS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DE TAQUARAL DE GOIÁS:

GOIÂNIA

2016


[pic 2]

REDUÇÃO DE PERDAS REAIS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA DE TAQUARAL DE GOIÁS:

[pic 3]

Goiânia 14 de Junho de 2016

Nota: ________________

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

__________________/__/___

_____________________________________

DEDICATÓRIA[pic 4]

Em primeiro lugar À Deus que sempre esteve ao nosso lado trilhando nossos caminhos, durante esta caminhada. Aos nossos pais, familiares e pessoas que com muito carinho е apoio, não mediram esforços para que nos chegássemos até esta etapa de nossas vidas.

Dedico este trabalho as pessoas, que tanto contribuiu para minha formação, a todos os professores da instituição, que contribuíram no meu desenvolvimento profissional com seu trabalho e dedicação. Aos colegas e aos colaboradores da SANEAGO pelo apoio e empenho para que tornasse possível a conclusão deste trabalho.

Ao professor Frederico Romano pela paciência na orientação е incentivo que tornaram possível а conclusão deste TCC.


RESUMO[pic 5][pic 6]

A população mundial tem presenciado, freqüentemente, eventos de escassez de água, recurso natural essencial para a nossa sobrevivência, a qual, no entanto, é mal distribuída sobre a superfície de nosso planeta. Com o surgimento das primeiras civilizações, das cidades e das atividades cada vez mais necessárias à população, como o setor agropecuário, foi necessário o desenvolvimento de um sistema de abastecimento de água (SAA), o qual teve início na Mesopotâmia e no Egito. Com o crescimento populacional desigual e desorganizado, grande volume de água é necessário para as atividades humanas, sendo muitas vezes usufruído de forma irracional. Sabe se também, que a água potável é consumida em excesso e também é descartada de forma inadequada, reduzindo cada vez mais os volumes disponíveis para o consumo da população. A água potável é distribuída e transportada por meio dos sistemas de abastecimento, os quais também podem ocasionar uma forma de desperdício, que é a perda de água em seus próprios elementos, agravando ainda mais o problema da escassez de água.A principal atividade de um sistema de saneamento básico é tratar e distribuir água, porém, existem perdas consideráveis nesse processo. Pesquisas realizadas em todo o nosso país, apontam perdas médias de 37%, segundo o levantamento feito pelo SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). Dessa forma, o combate às perdas se tornou um grande desafio para as concessionárias do SAA no Brasil. Este trabalho foi desenvolvido no sentido de averiguar as informações sobre perda de água levantadas nas pesquisas, e demonstrar a importância na elaboração de ações para redução dos índices de perdas no sistema de abastecimento de água. Mais especificamente, este trabalho teve seu foco no controle e gerenciamento das perdas reais, que ocorre entre a captação de água bruta, passando pela fase de tratamento, sendo distribuída até chegar ao consumidor final. As informações foram levantadas com auxílio da Companhia de Saneamento de Goiás (SANEAGO), e a avaliação foi realizada com uso do software computacional EPANET, com objetivo de realizar uma simulação real de um sistema hidráulico, utilizando dados reais da rede de distribuição de água do município de Taquaral, Goiás. O software mostrou como parte dos resultados, pontos do sistema com alta pressão, o que é uma das principais causas de vazamentos na rede. Além disso, o software apontou os possíveis pontos para implantar ou substituir componentes como válvulas redutoras de pressão. Assim, esse trabalho ainda realizou a simulação das melhorias na rede, visando promover a redução das perdas de água no SAA. Para uma operadora do SAA, a qualidade do sistema de distribuição de água está diretamente relacionada com a receita da concessionária. Com a redução das perdas no fornecimento de água, a receita será maior e o sistema se tornará ambientalmente mais adequado.

Palavras Chave: Sistema de abastecimento. Controle de perdas de água. Software EPANET.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS[pic 7]

ABES

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária

ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas

CA

Certificado de Aprovação

CAESB

companhia de saneamento ambiental do distrito federal 

DAE

Repartição de Águas e Esgotos e Obras Públicas de São Paulo

DES

Departamento Estadual de Saneamento

DF

Distrito Federal

DWG

DefinitionsWorkingGroup

DXF

Drawing Exchange Format

EPA

EnvironmentProtectionAgency

EPANET

Software de Simulação de Sistema de distribuição de Água.

ETA

Estação de Tratamento de Água

GO

Goiás

UNIP

Universidade Paulista

NB

Norma Brasileira

NBR

Norma Brasileira regulamentadora

PVC

Polyvinyl Chloride

ReCESA

Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental

SAA

Sistema de Abastecimento de Água

SABESP

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

SANEAGO

Companhia de Saneamento de Goiás

SNIS

Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento

TCC

Trabalho de Conclusão de Curso

UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais

UFPB

Universidade Federal da Paraíba

USA

Estados Unidos da América

VRP

Válvula Redutora de Pressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (855.3 Kb)   docx (606.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com