TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proposta de um gerador hidroelétrico para condutos fechados aplicável a redes de sistemas de água

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Proposta de um gerador hidroelétrico para condutos fechados aplicável a redes de sistemas de água

Introdução

É indiscutível o papel da energia elétrica no mundo moderno, podendo ter inúmeras aplicações, como gerar luz, calor ou força. Até mesmo as atividades mais simples do dia a dia como utilizar a internet, ou assistir televisão não seriam possíveis sem uma fonte de energia elétrica. Atualmente a energia elétrica se tornou uma das formas mais versáteis e convenientes de energia, passando a ser recurso indispensável e estratégico para o desenvolvimento socioeconômico de muitos países e regiões.

A geração de energia elétrica pode ser dividida em dois grandes grupos, a geração de energia através de fontes renováveis e não-renováveis. Entre as renováveis se destacam: a geração hidrelétrica, que pode ser obtida através da conversão da energia hídrica de rios ou reservatórios em energia elétrica; A geração eólica, compreendida pela transformação da energia dos ventos em energia elétrica; e a geração solar, sendo a conversão da radiação solar em energia elétrica. No que tange as fontes consideradas não renováveis é possível destacar a geração de energia através de queima de combustíveis fósseis.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a matriz energética brasileira é composta pelas seguintes fontes: Biomassa (8,748%), Eólica (6,914%), Fóssil (16,613%), Hídrica (61,345%), Nuclear (1,228%), Solar (0,1087%) e através da importação de países vizinhos (5,043%). Neste cenário é possível observar que aproximadamente 17% de toda a matriz provem de fontes que independem de fatores climatológicos, sendo estes provenientes da queima de combustíveis fósseis e da fonte nuclear.

A atual dependência das condições climáticas para geração de energia elétrica no Brasil tem causado alguns infortúnios ao sistema de distribuição de energia elétrica. Foi possível observar nos últimos anos um período de escassez hídrica na região sudeste do país, o que resultou em um impacto negativo na geração de energia hidrelétrica. Para solucionar este problema, foram acrescidos a produção de energia térmica, proveniente das usinas termoelétricas movidas a carvão em todo o território brasileiro, esta solução impactou diretamente no preço da energia gerada e por consequência foi necessário a aplicação de um coeficiente de acréscimo nas contas de luz de todos os consumidores (bandeira vermelha).

Observando este cenário é possível ressaltar ainda mais a importância da diversificação da matriz energética de um país, para minimizar os impactos negativos de eventos climáticos na geração de energia.

Uma alternativa que vem sendo utilizado em diversos locais no país, visando a economia de energia, ou até mesmo a geração de uma fonte alternativa de renda é a geração de energia domiciliar. Em locais próximos a rios ou riachos podem ser instalados pequenas centrais hidrelétricas (PCHs); em edifícios ou locais elevados podem ser instalados pequenos geradores eólicos; já nas comunidades rurais, onde existem criação de animais, ou até mesmo produção agrícola, podem ser utilizados os resíduos gerados por estas culturas para geração de energia, através da queima in natura do material, ou a geração de gás através do resíduo, para então ser utilizado como combustível.

Entretanto a questão volta à tona, todos os métodos supracitados estão diretamente relacionados as questões climáticas, podendo deixar de gerar energia em eventos climáticos como cheias e estiagens.

Tendo em vista esta problemática, se optou por verificar métodos alternativos para geração de energia com baixo nível de poluição atmosférica e também de baixo risco no que se refere a geração de passivos ambientais.

Objetivo Geral

Elaborar um gerador hidrelétrico para aproveitar o potencial energético em tubulações de água de uma residência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com