TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ATRITO

Por:   •  21/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

A experiência realizada teve por objetivo determinar a massa específica do Álcool por meio de fórmulas como, por exemplo, a do empuxo e peso aparente, por meio da experiência foi possível observar os conceitos de peso aparente e empuxo na pratica utilizando-se de uma balança.

O resultado foi satisfatório, pois chegamos ao resultado de que a massa específica do álcool seria 0,8 e a teoria diz que ela é de 0,789 o que é muito próximo, para um melhor resultado só utilizando-se todos os decimais encontrados na balança sem arredondar.


I- OBJETIVO

Observar a variação do ângulo, em que o bloco com uma base envernizada e a outra com revestimento de EVA começa a deslizar na superfície. Calcular a média dos ângulo de inclinação, também calcularemos os coeficientes de atrito, com isso verificaremos se há diferença no coeficiente de atrito quando o corpo está apoiado com a base envernizada e quando o mesmo se encontra com a base de EVA.
     

II- INTRODUÇÃO TEÓRICA

Forças de atrito estático e cinético

Quando temos, por exemplo, um livro em repouso sobre uma mesa atuando sobre ele há somente a força gravitacional que está equilibrada com a força normal. Caso exerçamos sobre ele uma força F, tentando movê-lo para a esquerda, em resposta surge uma força de atrito f para a direita, que equilibra a força que aplicamos e o livro permanece imóvel. Chamamos essa força de força de atrito estático.

Habitualmente, o termo atrito designa a resistência ao movimento entre superfícies materiais em contacto. Empiricamente, descrevem-se as forças de atrito [pic 1]entre superfícies sólidas como sendo:

  • Independentes da área da superfície de contacto;

  • Diretamente proporcionais à componente normal da força de contacto entre as superfícies.

Considerando então que a intensidade da força de atrito é proporcional à intensidade da força de reação normal da superfície,[pic 2] (ou, mais simplesmente,[pic 3]),

[pic 4]

Equação 1- Força de Atrito

Onde a letra grega [pic 5] (miú) é uma constante de proporcionalidade, adimensional, designada por coeficiente de atrito.

Quando uma força[pic 6]é aplicada a um bloco, paralelamente à superfície em que este se encontra pousado, e não ocorre movimento, dizemos que a força aplicada é equilibrada por uma força oposta de atrito estático[pic 7]que é exercida no bloco através da superfície de contato. À medida que aumenta a intensidade da força aplicada,[pic 8], a força de atrito estático aumenta também de intensidade até atingir um valor máximo dado por:

[pic 9]

Equação 2- Força de atrito estático Maximo

Onde[pic 10]é o coeficiente de atrito estático e[pic 11]tem a mesma intensidade, a mesma direção e sentido oposto ao da menor força que é necessário aplicar ao bloco, paralelamente à superfície de contacto, para que ele entre em movimento. Assim, é habitual escrever-se[pic 12], uma vez que a força de atrito estático é uma força solicitada, respondendo apenas na medida necessária para impedir o movimento, até ao valor máximo[pic 13].

[pic 14]

Figura 1 – Livro parado sobre a mesa mesmo com atuação da força [pic 15].

Agora imagine a seguinte situação: uma pessoa quer mudar um armário de lugar, para isso ela o puxa até o local desejado. Supondo que a força de atrito estático entre o chão e o armário seja igual a 25 N, temos que a força de atrito cinético terá valor menor que o da força de atrito estático, por exemplo, 20 N. Ou seja, para que esse corpo entre em movimento é necessária uma força com intensidade um pouco maior que a força de atrito estático (25 N), mas depois de iniciado o movimento é necessário uma força de menor intensidade. Essa é a força de atrito cinético. 

Quando a intensidade da força aplicada[pic 16]ultrapassa, ainda que ligeiramente, o valor máximo da força de atrito estático, o corpo entra em movimento, com a resistência de uma nova força de atrito: a força de atrito cinético (ou dinâmico),[pic 17], de intensidade:

[pic 18]

Equação 3 – Força de atrito cinético

Onde[pic 19]se designa por coeficiente de atrito cinético ou dinâmico.

[pic 20]

Figura 2- Livro em movimento sobre a mesa pela aplicação da força[pic 21].

Habitualmente, para um dado par de superfícies,[pic 22], ou seja, é necessário exercer uma força maior para pôr um corpo em movimento do que para mantê-lo em movimento. Apesar de, habitualmente,[pic 23], ambos os coeficientes de atrito podem apresentar valores superiores à unidade. Os valores de [pic 24]dependem do material que constitui as superfícies em contacto, bem como do grau de rugosidade das mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com