TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO

Por:   •  22/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.449 Palavras (14 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 14

1 LISTA DE ANEXOS

FIG 1. PLANTA BAIXA - PROJETO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO.

FIG 2. PLANTA BAIXA - PROJETO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO.

FIG 3. PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO - PROJETO ARQUITETÔNICO

FIG 4. PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TIPO - PROJETO ARQUITETÔNICO

.

2 APRESENTAÇÃO

Dados do aluno

• Nome:Elias Caetano Ferreira Junior

• Endereço: Av: Atlântica,312, Morada do Vale

• Município: Coronel Fabriciano

• CEP: 35171-198

• Celular: (31) 9701-7042

• Curso: Engenharia Civil

• Ano de Conclusão: 2012

Dados da Empresa

• Empresa: Construtora Oliveira e Instalações Elétricas Ltda.

• Principal Atividade: Construção Civil

• Endereço: Rua Argônio, 35, Recanto Verde,Coronel Fabriciano - MG.

• Telefone: (31) 8853-1342

Dados do Estágio

• Função: Atividades de campo e escritório

• Início do Estágio Supervisionado:01/09/2011

• Término do Estágio Supervisionado: 14/11/2011

• Hora total trabalhada: 300 h

3 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado proporciona ao estagiário treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano, como complementação da sua formação profissional no ambiente de trabalho.

O relatório apresenta as atividades desenvolvidas no período de estágio supervisionado do curso de Engenharia Civil da Faculdade Presidente Antônio Carlos, como parte das exigências para aprovação na disciplina de Estágio Curricular. Nele está contido a relação de todas atividades desenvolvidas no escritório e em visitas técnicas nas obras de execução da empresa Construtora Oliveira e Instalações Elétricas Ltda.

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

4.1 O ESTÁGIO

O estágio foi desenvolvido com atividades no escritório da empresa e em visitas técnicas as obras em execução pelo responsável técnico, engenheiro civil, Sr. Elias Caetano Ferreira Junior.

As atividades internas desenvolvidas na empresa foram:projetos arquitetônicos, projetos de prevenção e combate a incêndio, projetos de regularização/levantamento de edificação, preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), junto ao site do CREA-MG e promover todo o processo de aprovação junto à prefeitura da cidade para a concessão do alvará de construção, apresentação do projeto no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), acompanhar a execução das obras através de visitas técnicas.

4.2 ELABORAÇÃO DE PROJETO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

Para elaboração do projeto de segurança contra incêndio e pânico, a primeira atividade desenvolvida foi o levantamento da edificação existente para adequação das instruções técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Por se tratar de uma edificação com área total construída abaixo de 750,00 m², o projeto se enquadrou no Procedimento Técnico Simplificado (PTS). As exigências para este tipo de projeto são: iluminação de emergência, saída de emergência, sinalização de emergência e extintores (Fig. 1 e 2). Após elaboração do projeto, o mesmo deve ser executado pelo proprietário.

4.3 ELABORAÇÃO DE PROJETO ARQUITETÔNICO

Para elaboração do projeto arquitetônico, a primeira atividade a ser desenvolvida é a visita ao terreno para avaliar sua topografia, posicionamento da rede elétrica, identificação do norte para posicionar de forma correta os quartos para que sofram menor incidência dos raios solares na parte da tarde. Após a visita é realizado uma reunião com o proprietário da edificação para saber quais as necessidades que o mesmo tem em relação a edificação, como número de pavimentos, números de quartos, quantidade de banheiros e outras características desejadas. Após esta etapa é elaborado um croqui do projeto e este é adequado até a aprovação do cliente. Com a aprovação é elaborado a planta baixa, cortes, fachada, cobertura, planta de situação, perfil do terreno e memorial de cálculo que compõe o projeto arquitetônico.

4.4 ELABORAÇÃO DE PROJETO DE REGULARIZAÇÃO

Por se tratar de uma edificação existente, para elaborar o projeto foi necessário realizar toda a medição da edificação de forma detalhada, destacando a medida de todos os cômodos, bem como portas e janelas, tipo de acabamento do piso, parede e cobertura. Após esta fase é elaborado a planta baixa da edificação, cortes, fachada, cobertura, planta de situação, perfil do terreno e memorial de cálculo que compõe o projeto arquitetônico (Fig.3 e 4 ).

4.5 APRESENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETO NA PREFEITURA

Após a elaboração do projeto arquitetônico, o mesmo deve ser protocolado na Prefeitura Municipal da sua localidade para que seja analisado de acordo com o código de obras da cidade. Caso ocorra necessidade de alguma correção, a mesma é realizada até que o projeto esteja em conformidade com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com