TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO METALOGRAFIA

Por:   •  2/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  1.871 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Cristiane Lorenzoni RA: 7602678223 4ª Série

Lucas Gonçalves Albino RA: 7260604787 4ª Série

Luiz Fernando Bayer Maier RA: 6272261749 5ª Série

Marcelo Augusto Kniz RA: 6601257691 5ª Série

Wolnei Leoni RA:7623736834 4ª Série

MATERIAIS DE CONTRUÇÃO MECÂNICA

Jaraguá do Sul-SC

2015


MATERIAIS DE CONTRUÇÃO MECÂNICA

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de materiais de construção mecânica, como requisito parcial a composição de nota, da faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul - SC, sob orientação do professor (a): Marcelo Amendolara.

Jaraguá do Sul-SC

2015

Ensaios de Metalografia

Resumo

        A metalografia consiste no exame do aspecto de uma superfície plana seccionada de uma peça ou amostra metálica, devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Por seu intermédio tem-se uma idéia de conjunto referente a homogeneidade do material, a distribuição e natureza de falhas, impurezas; ao processo de fabricação.

1-Introdução

        Neste relatório ira constar dados e explicações sobre os ensaios de Metalografia feitos na embutidora metalografica com corpo de prova baquelite em pó e material de aço 1020,1045, ferro fundido e VND Villares. O objetivo é avaliarmos a estruturas cristalinas do material.

2-Parte Experimental

Material utilizado:

  • Embutidora Metalografica
  • Corpo de prova de aço 1020, 1045, ferro fundido e VND Villares
  • Baquelite em pó
  • Microscópio
  • Politriz  

3-Procedimento Experimental

Etapas do Processo.

  • Embutimento: Coloca- se o Baquelite em pó na embutidora metalografica com temperatura e pressão ajustado, nesse processo e utilizado o desmoltante que auxilia no processo de embutimento.
  • Lixamento: Utilizando a politiz o lixamento é feito na seqüência de lixas: 180, 360, 600, todas são refrigeradas com água durante o processo a passar de uma lixa para outra a amostra deve ser girada 90º o que permite a visualizar a eliminação de riscos deixados pela lixa anterior ate se obter o espelhamento do corpo de prova.    
  • Ataque químico: Então e feito o ataque químico metalografico colocando a solução sobre  o corpo de prova mostrando a mudança na superfície do mesmo.      
  • Solução de ataque metalografico:
  • Composição: 2 ml de  Acido Nítrico 63% diluído a 2% em Álcool Etílico
  • Duração do ataque: 5 a 10 segundos
  • Lavagem: Utilizado Álcool
  • Secagem: Algodão umedecido com álcool
  • Observação: Com o auxilio do microscópio.

4-Resultados

Com o processo de metalografia, conseguimos analisar as estruturas cristalinas do carbono apresentadas no corpo de prova aço 1020,1045, ferro fundido e VND Villares  como referencia a estrutura do carbono temos os pontos escuros ao longo da superfície do corpo como demonstrado nas figuras abaixo.

[pic 2][pic 3]

[pic 4]         Amostra Aço 1045                                          VND Villares

Corpo de Prova

                    [pic 5][pic 6]

       Amostra Aço 1020                                          Amostra Ferro Fundido

[pic 7][pic 8][pic 9]

       

Embutidora                               Lixadora                                        Microscópio

Durezas superficiais

A dureza é uma propriedade mecânica largamente utilizada em estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas, e principalmente na especificação e comparação de materiais. Para o conceito de dureza são atribuídos diferentes significados, tais como medida de resistência do material a ações de origem mecânica sobre sua superfície, resistência à penetração, à deformação plástica e ao risco. Os métodos mais utilizados no ramo da metalurgia e mecânica para determinação de dureza são Brinell, Rockwell e Vickers.

Instrumentos

Os durômetros, utilizados em laboratórios, podem ter finalidades específicas para um determinado método, ou seja, um durômetro para cada um dos métodos, Brinell, Rockwell ou Vickers.

Aplicação

O ensaio de dureza é bastante utilizado na especificação e comparação de materiais, além disso, é possível por meio de tabelas, obterem uma correlação aproximada entre os métodos de determinação de dureza Brinell, Rockwell e Vickers. 

Método de dureza Brinell

O método de dureza Brinell consiste em comprimir uma esfera de diâmetro D por uma força F, durante um tempo T, contra a superfície do material a ensaiar, a superfície deve ser plana e polida ou preparada através de lixamento ou esmeril. Essa compressão produz uma mossa, isto é, uma impressão permanente no metal, que após a remoção da força, pode ser medida por meio de uma lupa graduada ou por um micrômetro óptico acoplado ao durômetro, a impressão é chamada diâmetro d. O valor do diâmetro d é a média de duas leituras tomadas a 90° uma da outra.

Aplicação do método Brinell

O método Brinell é utilizado para metais ferrosos e não ferrosos produtos siderúrgicos em geral e peças não temperadas, não é aconselhável a sua utilização em materiais de endurecimento superficial. 

  

 Método de dureza Rockwell

O método de dureza Rockwell, representado pelo símbolo HR, leva em consideração a profundidade que o penetrador atingiu, descontando-se a recuperação elástica, devido à retirada da carga maior, e a profundidade atingida que é devida à carga menor. Nesse método, o resultado é lido diretamente na máquina de ensaio, além da rapidez, este método elimina o possível erro de medição que depende do operador. Os penetradores utilizados no ensaio podem ser de dois tipos, esférico, que é uma esfera de aço temperado, ou penetrador cônico, um cone de diamante com conicidade de 120°. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (394.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com