TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Metalografia

Por:   •  24/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  2.549 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO:

Este procedimento baseia-se em aplicar conceitos na preparação de um corpo de prova para análise no microscópio. E podem ser aplicadas a qualquer material ou produto metal ferroso.

        Sempre objetivou-se relacionar microestrutura com propriedades dos materiais. Neste estudo, vamos avaliar que em um metal onde existe uma combinação de constituintes, e morfologia das fases presentes influenciam de maneira fundamental no comportamento do material.

Assim podemos citar as principais etapas que são: corte, lixamento, polimento mecânico, ataque químico e microscopia óptica ou eletrônica de varredura.

  1. METALOGRAFIA:

Essa análise de metalográfica e feita principalmente para o controle de qualidade de produtos metalúrgicos, sendo estrutural ou dimensional.

2.1- AMOSTRA:

        A amostra e o metal que se vai analisar, dependendo de sua situação o analista deve fazer o corte.

2.1.1- CORTE:

        O corte e feito para se obter uma melhor analise da amostra, se usa o poli corte para se corta a amostra. O material ou produto a ser analisada podem ser embutidas ou não.

2.2- EMBUTIMENTO:

        O embutimento é de grande importância para o ensaio metalográficos, pois além de facilitar o manuseio de peças pequenas, evita que amostras com arestas rasguem a lixa ou o pano de polimento, bem como o abaulamento durante o polimento. Existem dois tipos de embutimento: o embutimento a frio e o embutimento a quente.

2.2.1-        EMBUTIMENTO À FRIO:

        No embutimento a frio a amostra é colocada em um molde que é preenchido com resinas sintéticas de polimerização rápida.

2.2.2- EMBUTIMENTO À QUENTE:

        No embutimento a quente, a amostra a ser analisada é colocada em uma prensa de embutimento com uma resina, sendo utilizado à baquelite.

2.3- LIXAMENTO:

Essa operação tem como objetivo eliminar os riscos e marcas mais profundas, dando um acabamento a essa superfície.

        Existem dois processos de lixamento: manual que pode ser úmido ou seco e o automático. A técnica de lixamento manual consiste em se lixar a amostra sucessivamente com lixas de granulometria cada vez menor, assim dando esse acabamento.

  1.  POLIMENTO MECÂNICO:

Operação pós lixamento que visa um acabamento superficial polido isento de marcas, utiliza-se aditivos como pasta de diamante ou alumina. Antes de realizar o polimento deve-se fazer uma limpeza na superfície da amostra. A operação de limpeza pode ser feita simplesmente por lavagem com água.

  1.  ATAQUE QUÍMICO:

Seu objetivo é permitir a identificação dos contornos de grão e as diferentes fases na microestrutura.  Um reagente ácido é colocado em contato com a superfície da peça por certo tempo. O reagente causará a corrosão da superfície. Os reagentes são escolhidos em função do material e dos constituintes macroestruturais que se deseja contrastar na análise metalográfico microscópica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com