TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS

Por:   •  21/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE ÁREA 1 | WYDEN

DIEGO VITORIO

KLEYTON LEÃO SANTOS

LORENA VELASCO RIOS

VINICIUS ALVES DA CRUZ

RELATÓRIO

 ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS

SALVADOR – BA

2018

[pic 2]

DIEGO VITORIO

KLEYTON LEÃO SANTOS

LORENA VELASCO RIOS

VINICIUS ALVES DA CRUZ

RELATÓRIO

 ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS

Relatório apresentado à disciplina Hidráulica aplicada, do curso de graduação de Engenharia Civil, como requisito parcial para obtenção da nota da AP1 de 2018.1.

Orientador: Prof. Luciano Ferreira.

SALVADOR – BA

2018

Sumário

1.        OBJETIVO        4

1.1        OBJETIVO GERAL        4

1.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

2.        INTRODUÇÃO TEÓRICA        5

3.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        6

4.        RESULTADOS E DISCUSÕES        9

5.        CONCLUSÃO        10

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


  1. OBJETIVO

  1. OBJETIVO GERAL

A aula pratica de associação de bombas teve como por objetivo proporcionar uma melhor visualização da operação das bombas em diferentes circunstâncias, além de associar quais das seis válvulas acionar para determinar um sistema simples, em série ou em paralelo para medir as pressões em cada situação.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos desejados em laboratório eram visualizar as operações de duas bombas trabalhando cada uma sozinha, em seguida em série e posteriormente em paralelo verificando a pressão manométrica em cada situação. Para consequentemente elaborar em relatório graficamente as curvas tanto do sistema quanto das associações das bombas.


  1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

A bomba tem como função facilitar o escoamento do liquido, tendo o objetivo de fornecer energia a um sistema hidráulico. É um dispositivo que adiciona energia aos líquidos, tomando energia mecânica de um eixo, de uma haste ou de um outro fluido, as formas de transmissão de energia podem ser, o aumento de velocidade, de pressão ou de elevação.

Foram estabelecidas quatro classes de bomba, segundo as normas e especificações da Hydraulic Institute, são elas: Rotativas, centrifugas, de embolo e de poço profundo. Sendo que todo sistema de agua e esgoto possuem uma bomba centrifuga.

Dependendo do perfil do sistema a associação de bombas pode ser em paralelo ou em série, cada uma tendo sua particularidade e melhor aplicabilidade.

A associação em série é melhor empregada quando é necessário vencer uma altura manométrica que uma bomba apenas não conseguiria, nessa modalidade a vazão não é alterada, a pressão aumenta à medida que passa pelo equipamento, e a altura manométrica é a soma da altura da primeira bomba mais a da segunda.

[pic 3]

Figura 1 - Sistema de bomba em série

Quando é preciso alcançar uma vazão elevada o melhor sistema a ser usado é o paralelo, assim a altura manométrica se mantém constante, a pressão e vazão são alteradas.

[pic 4]

Figura 2 - Sistema de bomba em paralelo

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

No experimento realizado em laboratório a primeira prática foi realizada com uma bomba apenas, denominada como “Bomba 1”, para aciona-la foi necessário abrir as válvulas 1 e 2 apenas e para esse primeiro caso tivemos três tipos de vazão e consequentemente foram medidas três pressões, as quais podem ser visualizadas na tabela a seguir:

 

BOMBA 1

Vazão(L/h)

Pressão (kgf/cm²)

500 L/h

1,65 kgf/cm²

1000 L/h

1,55 kgf/cm²

1500 L/h

1,45 kgf/cm²

Em seguida a “Bomba 2” foi colocada para operar sozinha e para tal foram abertas as válvulas 3, 4 e 6. E foi determinada apenas uma vazão para ter sua pressão medida como mostra a seguinte tabela:

BOMBA 2

Vazão(L/h)

Pressão (kgf/cm²)

1000 L/h

1,6 kgf/cm²

Nota-se que para a mesma vazão de 1000 L/h a “Bomba 2” realiza uma pressão maior do que a “Bomba 1” e isso acontece devido ao menor rendimento da “Bomba 2” necessitando assim de uma maior pressão para deslocamento desta vazão.

Na configuração em série foram acionadas as válvulas 3,4,6 e seus de pressão determinada por manômetro para dois valores de vazões foram:

CONFIGURAÇÃO EM SÉRIE

Vazão(L/h)

Pressão (kgf/cm²)

BOMBA 1

1000 L/h

3,1 kgf/cm²

BOMBA 2

1000 L/h

1,5 kgf/cm²

BOMBA 1

1500 L/h

2,9 kgf/cm²

BOMBA 2

1500 L/h

1,4 kgf/cm²

E por fim na configuração em paralelo realizada em laboratório foram abertas as válvulas 1,2,3,4 e 6 e os valores de pressão para vazão adotada foi:

CONFIGURAÇÃO EM PARALELO

Vazão(L/h)

Pressão (kgf/cm²)

BOMBA 1

1000 L/h

1,55 kgf/cm²

BOMBA 2

1000 L/h

1,45 kgf/cm²

CONEXÃO

1000 L/h

1,45 kgf/cm²

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (456.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com