TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA AULA DE LABORATÓRIO: DETERM. DE TEOR DE UMIDADE

Por:   •  18/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

MECÂNICA DOS SOLOS I

AULA 02

RELATÓRIO DA AULA DE LABORATÓRIO

INTRODUÇÃO

Determinar a umidade do solo é muito importante para a construção civil, pois por meio dessa determinação pode-se identificar os fatores necessários para se obter um melhor desempenho e alcançar maior resistência desse solo.

A determinação do teor de umidade de uma amostra de solo pode ser definida de várias formas. O método que utilizamos foi o Speedy Test, um procedimento de determinação rápida da umidade.

CHECK LIST

• Conjunto "Speedy" composto por aparelho, manômetro, espátula e balança;

• Válvula de pressão;

• Esferas de aço;

• Ampolas de carbureto de cálcio;

• Amostra de solo.

PROCEDIMENTO

Foi realizado o teste no dia 02/04/16 utilizando o material que foi coletado no ensaio anterior.

Primeiro observamos a umidade e se tinha torrões no solo. Nossa amostra estava com bastante umidade, pois ao pegar uma quantidade de solo era possível moldar.

Então com o auxílio da espátula com lâmina flexível e a balança, pesamos 3 g de solo. Após a pesagem colocamos o solo dentro do equipamento speedy sempre com o auxílio da espátula. É importante que essa etapa seja feita com calma, não utilizando as mãos e nem forçando a espátula contra o solo.

Depois que todo o solo estiver dentro do equipamento, colocamos as duas esferas de aço e por ultimo a ampola de carbureto de cálcio deitado e com muito cuidado para não quebrar antes de iniciar o teste.

Colocamos então a borracha de vedação e apertamos bastante a válvula para que a pressão e o gás não vazasse. Após esse processo, começamos a balançar bastante o equipamento para que a ampola se quebrasse e reagisse com o solo. Sabe-se que a reação começou quando o ponteiro do manômetro se mexeu. É necessário que balance o equipamento até que o manômetro estabilize, só assim o teste está finalizado.

Nosso ensaio estabilizou com 1,4 kgf/m² no manômetro.

Ao retirar o solo do equipamento, é necessário recuperar as bolinhas de aço, tomando muito cuidado com os vidros da ampola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com