TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS REAÇÕES DO ALUMÍNIO

Por:   •  26/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

        INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

CAMPUS BELÉM

CURSO BACHAREL EM ENGENHARIA DE MATERIAIS

WESLEY FERNANDO DA SILVA COSTA

RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS REAÇÕES DO ALUMÍNIO

BELÉM – PA

2018

WESLEY FERNANDO DA SILVA COSTA

RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS REAÇÕES DO ALUMÍNIO

                                                                                         Relatório de análise e descrição das reações do alumínio como requisito de avaliação na disciplina Química Experimental 1

Professor: Rui Sidarta de Souza Reis

BELÉM – PA

2018

Resumo

Nesse experimento foram realizados procedimentos com o objetivo de analisar a reação do alumínio com múltiplos tipos de solutos que podem reagir modificando as propriedades físicas e químicas do alumínio. Inicialmente, foi destacada as soluções a serem utilizadas para a reação, as quais incluíam o Hidróxido de Sódio, Ácido Clorídrico, Ácido Nítrico, Cloreto de Alumínio, Hidróxido de Amônia e a água destilada. Foi de suma importância a utilização de materiais como tubos de ensaio e espátula para realizar a agitação manual em alguns casos e desempenhar o transporte do alumínio. Por fim, foi preciso observar quais soluções tiveram uma alteração de comportamento ou formação de precipitados sólidos.

  1. Introdução

O Alumínio é um dos materiais mais utilizados atualmente em razão das suas características versáteis que proporcionam um amplo uso em variados setores da sociedade. O alumínio é um metal representativo encontrado no grupo 13 que possui o perfil de ser um metal leve, macio, porém resistente, de aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de oxidação que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico (como metal), não-magnético, e não cria faíscas quando exposto à atrito. O alumínio puro possui tensão de cerca de 19 megapascals (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade é aproximadamente de um terço da do aço ou cobre. É muito maleável, muito dúctil e apto para a mecanização e para a fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável (o primeiro é o ouro) e o sexto mais dúctil.

  1. Objetivo

Fazer a descrição da observação feita a partir de soluções que podem reagir com o alumínio e afetar suas características e comprometer seu funcionamento.

  1. Descrição do Experimento

3.1 – Com hidróxido de sódio :Colocar em um tubo de ensaio 3 ml de hidróxido de sódio, em seguida, usando uma espátula, adicione uma pequena quantidade de alumínio.

3.2 – Com ácido clorídrico: Em outro tubo de ensaio, foi necessário colocar 3 ml de ácido clorídrico e em seguida adicionar uma pequena quantidade de alumínio.

  1. – Com ácido nítrico: Em outro tubo de ensaio foi preciso colocar 3 ml de ácido nítrico e em seguida misturar com uma pequena quantidade de alumínio.
  2. – Com água destilada, cloreto de alumínio e hidróxido de sódio: Em um tudo de ensaio com 3 ml de água destilada, foi adicionado uma modesta quantidade de cloreto de alumínio, o qual foi feita a verificação do pH com papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Adiante, foi adicionado o hidróxido de sódio com agitação, gota a gota, até a formação de um precipitado. Em seguida, agregar 3 ml de hidróxido de amônia, gota a gota, sob agitação.
  3. – Com sulfato de alumínio e hidróxido de sódio: Dispõe sulfato de alumínio em um tubo de ensaio e adiciona-se, gota a gota, hidróxido de sódio diluído até que seja observado um precipitado. Posteriormente, adiciona-se hidróxido de sódio em excesso -  agita-se o tubo na medida em que se adiciona o hidróxido até que o precipitado desapareça.

4.Resultados

Solução

Resultado

Hidróxido de sódio + alumínio

Ocorre o desprendimento do hidrogênio.

Ácido clorídrico + alumínio

AlCl3 (aq) + H2(g) (Formação de cloreto de alumínio e água.

Ácido nítrico + alumínio

Não reage. O NHO3 é um agente oxidante que produz uma camada protetora de óxido sobre a superfície do metal, com isso torna o metal passivo. O mesmo só reagirá com aquecimento.

Água destilada + Hidróxido de sódio + Cloreto de alumínio + Hidróxido de amônia

Resulta na formação de um líquido com consistência gelatinosa.

Sulfato de alumínio + Hidróxido de sódio

2 Al(OH)3 (aq) + 3 Na2SO4 (aq). Foi produzido hidróxido de alumínio e sulfato de sódio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com