TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO E DE MONITORAMENTO DE QUEIMADAS

Trabalho Escolar: RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO E DE MONITORAMENTO DE QUEIMADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2014  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO E DE MONITORAMENTO DE QUEIMADAS:

objetivo dos equipamentos utilizados e monitoramento dos focos de queimadas no município de Sena Madureira

Trabalho de graduação apresentado á disciplina de Educação Ambiental, do curso de Tec. De Gestão Ambiental, da faculdade Barão do Rio Branco.

Orientador:

Profª. Vera Reis

RIO BRANCO

2010

GLOBAL POSITIONING SYSTEM – GPS

O GPS, ou Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e tem como função básica identificar a localização de um receptor que capte os sinais emitidos por seus satélites na superfície terrestre.

O receptor é um aparelho eletrônico portátil, cada vez mais sofisticado e com precisão

COMO FUNCIONA

O processo de identificação de um ponto receptor a partir de sinais de satélite é o que caracteriza o GPS. O aparelho receptor, por sua vez, tem a função de enviar um sinal para os satélites e capta os sinais de quatro satélites para determinar as suas próprias coordenadas, e ainda o tempo. Depois, calcula a distância entre os quatro satélites pelo intervalo de tempo entre o instante local e o instante em que os sinais foram enviados.

Decodificando as localizações dos satélites a partir dos sinais de ondas específicas e de uma base de dados interna, a partir da velocidade de propagação do sinal, o receptor pode situar-se na intersecção desses dados, permitindo identificar exatamente onde o aparelho se encontra na Terra.

Para que os GPS funcionem corretamente, faz-se necessário o uso de três componentes, chamados de: espacial, de controle e o utilizador. O espacial é composto de vinte e sete satélites que se encontram em órbita. Vinte e quatro deles estão ativos e três são os “reservas”, que entram em operação caso ocorra algum falha com um dos satélites principais.

A disposição destes satélites em órbita garante que sempre haja pelo menos quatro deles disponíveis em qualquer lugar do planeta. Assim, sempre que você e uma pessoa que mora no Japão estiverem usando o GPS, com certeza irão conseguir utilizar o aparelho sem problema.

O segundo componente, de controle, nada mais é do que estações de controle dos satélites. Ao todo são cinco estações espalhadas pelo globo terrestre. A função principal delas é atualizar a posição atual dos satélites e sincronizar o relógio atômico presente em cada um dos satélites.

O último componente, mas não menos importante, é o receptor GPS, e este é o único dos três que nós, usuários, devemos adquirir a fim de utilizar esta maravilha da tecnologia. Um receptor GPS nada mais é do que um aparelho que mostra sua posição, hora e outros recursos que variam de aparelho para aparelho.

Os GPS usam o sistema de triangulação para determinar a localização de um receptor em terra. O mesmo pode ser feitos com outros pontos de referência (no nosso caso, Y e Z) e assim fazer a triangulação dos pontos para determinar exatamente a sua posição. Esse método de aferir três localizações é para ter a certeza do funcionamento do aparelho e da captação do sinal para que a margem de erro seja ainda menor.

UTILIZAÇÃO

O serviço GPS é útil em praticamente todas as situações e profissões em que seja necessário obter uma localização precisa dos envolvidos. Ele é útil para trabalhos de exploração, como expedições dentro de matas ou cavernas, além de importante para praticamente todos os veículos de vôo ou navegação, permitindo aos tripulantes saberem exatamente onde se encontram no céu ou no mar.

Uma das aplicações mais exploradas para usuários comuns é a utilização do sistema em automóveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com