TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação do campo de gestão de pessoal no Hospital Rio Doce

Relatório de pesquisa: Apresentação do campo de gestão de pessoal no Hospital Rio Doce. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 4

2.1.1 Missão 4

2.1.2 Visão 4

2.1.3 Valores 4

2.2 GESTÃO DE PESSOAS 5

2.2.1 Apresentação da Área de Gestão de Pessoas 5

2.2.2 Recrutamento 5

2.2.3 Seleção de Pessoas 5

2.2.3 Descrição de Cargos 5

2.2.4 Sistema de Remuneração e Benefícios Sociais 5

2.2.5 Treinamento e Desenvolvimento 5

2.2.6 Avaliação de Desempenho 5

2.2.7 Higiene e Segurança no Trabalho 6

2.2.8 Qualidade de Vida no Trabalho 6

2.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 6

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

FUNDAÇÃO BENEFICENTE RIO DOCE

O Hospital Rio Doce surgiu de um embrião deixado pelo então Prefeito Antenor Elias em 1966 através da Maternidade "Carmosina Elias" e tornou-se realidade nas mãos de seu sucessor Senatilho Perin, que criou a Fundação Beneficente Rio Doce, e abriu as portas ao primeiro Hospital do Município de Linhares, com o nome de Hospital Municipal.

Em primeiro de maio de 1969, o então Prefeito Senatilho Perin, reuniu em Assembléia Geral, um grupo de pessoas, constituída por funcionários públicos, médicos, comerciantes, agricultores, entre outros, para criar uma Associação de caráter Beneficente, cuja finalidade seria atuar na Assistência Médica Hospitalar, que pudesse gerir um estabelecimento hospitalar voltado para o atendimento a população, com especial atenção aos enfermos indigentes e beneficiários da Previdência Social.

Dentro das finalidades e exigências legais, foi elaborado o 1º estatuto da Fundação Beneficente Rio Doce. Através de Projeto de Lei Municipal foi doado a essa Entidade, um prédio para funcionar a Fundação Beneficente Rio Doce, entidade mantenedora do 1º Hospital do Município de Linhares, com o nome fantasia de Hospital Municipal de Linhares. Assim, em 26 de julho de 1969, foi aprovado o Estatuto e Instalada a Entidade Beneficente que mais tarde foi reconhecida de Utilidade Pública através de leis: Municipal, Estadual e Federal e Registrada no Conselho Nacional de Assistência Social.

Com recursos doados pelos extintos FUNRURAL, INPS, Lions Clube, outros Clubes de serviços e CEPLAC, foram iniciadas as atividades médico-hospitalares em 01 de junho de 1970, com 30 leitos, três médicos e 24 funcionários, promovendo atendimento de Pronto Socorro e Internações nas clínicas médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica.

Em 26 de julho de 2008, o Hospital completou 39 anos dispondo de 110 leitos, sendo 69 à disposição do SUS, além de diversas especialidades de média complexidade, atuando como Hospital em Referência de Urgência e Emergência e Cirurgias de Alta Complexidade tais como: Cirurgia Cardíaca, Neurológica, Maternidade de Alto Risco, UTI Tipo II, UTI Neonatal, recebendo pacientes de Linhares e todo o Norte do Estado do Espírito Santo e Sul da Bahia.

Apresente o que será desenvolvido neste trabalho, vinculando o tema com as disciplinas do semestre.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Razão Social: 27836329000143

Endereço: AV JOAO FELIPE CALMON 1245 centro linhares es

Ramo de Atividade: Assistência Médica Hospitalar

Quantidade de colaboradores: 606

2.1.1 Missão: atuar na Assistência Médica Hospitalar, que pudesse gerir um estabelecimento hospitalar voltado para o atendimento a população, com especial atenção aos enfermos indigentes e beneficiários da Previdência Social.

2.1.2 Visão:

2.1.3 Valores:

2.2 GESTÃO DE PESSOAS

2.2.1 Apresentação da Área de Gestão de Pessoas

O quadro de pessoal do Hospital Rio Doce atualmente é composto por 606 colaboradores nas diversas áreas de atuação e Programas do Ministério do Trabalho.

Com uma equipe médica composta de 152 profissionais integrantes do Corpo Clínico, mantêm um total de 96 médicos plantonistas em escalas de 24 horas, garantindo à população do município de Linhares e região assistência médico-hospitalar de alta qualidade.

A equipe de enfermagem é composta por 56 profissionais enfermeiros , sendo um coordenador geral de enfermagem e 55 enfermeiros asistenciais responsáveis por uma equipe de 282 técnicos e auxiliares de enfermagem.

O hospital também conta com um quadro de funcionários no setor administrativo que é composto por 36 pessoas divididos em varios setores: financeiro, estatistica, recepção, secretaria, setor de recursos Humanos,departamento pessoal, e SESMT.

Conta ainda com 04 farmacéuticos em escala de plantão responsaveis pela farmácia do hospital.

Conta ainda com uma equipe de 76 funcionários que compoe a equipe de higienização, refeitorio, zeladoria e manutenção.

2.2.2 Recrutamento

Recrutamento funciona como uma comunicação entre o mercado de trabalho e o RH.Segundo Chiavenato (2004,p. 102), o recrutamento tem como papel divulgar no mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas.”Esse autor afirma também que Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com