TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Por:   •  22/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS

CURSOS DE ENGENHARIAS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

1. DISCIPLINA

(   ) Laboratório de Química Geral                        

( ) Laboratório de Química Analítica

(   ) Laboratório de Química Tecnológica

2. TÍTULO DA AULA PRÁTICA: corresponde ao nome do experimento realizado, utilizar maiúsculo e negrito, justificado, fonte arial 11.

3. PERÍODO DO RELATÓRIO: número e data em que foi realizado.  

4. DOCENTE: nome e titulação.

5. DISCENTES: nomes completos e em ordem alfabética.

6.  RESUMO: Texto conciso e objetivo, apresentado em apenas um parágrafo(200 a 300 palavras) de tudo o que foi feito, inclusive dos resultados alcançados. Utilizar espaçamento simples, alinhamento justificado, fonte arial 11, sem tabelas, gráficos ou fotos (1,0 ponto).

7. OBJETIVO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência (0,5 ponto).

8. INTRODUÇÃO: Descrição de toda teoria necessária ao entendimento da prática, bem como para relacionar com a discussão dos resultados. Deve ser uma síntese própria dos vários livros e artigos consultados. Evite rodeios. O objetivo do trabalho deve aparecer novamente no último parágrafo da introdução. Escrever no mínimo uma página e máximo de 2 páginas (1,0 ponto).

A densidade de um corpo é definida pelo o quociente entre a massa e o volume de um corpo. Podemos dizer que a densidade mede a concentração de massa em um determinado volume

Para calcular essa propriedade física, temos que considerar a massa de um determinado material e o volume que ele ocupa.

Para compreender melhor o assunto, nós podemos afirmar que um kilo de algodão tem o mesmo peso que um kilo de ferro. O que nos faz pensar é que o ferro é mais pesado que o algodão porque é a que sabemos que o ferro é muito mais pesado que o algodão. A diferença se encontra na quantidade de algodão que será necessário para alcançar um o mesmo peso do ferro. Será necessário muito mais volume do algodão porque o ferro é mais concentrado, ou seja, tem mais densidade.

Para calcular a densidade, usamos a seguinte fórmula:

[pic 2]

Onde temos que:

d= densidade

m = massa

v = volume

É mais comum a utilização das expressões em grama por centímetro cúbico (g/cm³), mas também pode ser expressada em quilograma por metro cúbico(kg/m³) ou em grama por mililitro (g/mL).

Importante destacar que a temperatura e a pressão também interferem na densidade dos materiais. Quando colocamos um óleo em aquecimento, as moléculas contidas neles ficam mais dilatadas, dando menos viscosidade ao material. Quando colocamos o óleo em baixa temperatura, suas moléculas se mantém juntas dando mais viscosidade.

9. MATERIAL E MÉTODOS: O item Material e Métodos é uma descrição completa da metodologia utilizada, que permite a compreensão e interpretação dos resultados, bem como a reprodução do experimento. Portanto, este item deve ser dividido em três partes (2,0 pontos):

Materiais Utilizados - apresentação de todos os materiais, vidrarias e equipamentos utilizados na realização do experimento, exceto reagentes, na forma de itens.

Reagentes Utilizados - todos os reagentes utilizados na realização do experimento.

Procedimento Experimental - consiste em descrever, detalhadamente, o procedimento executado. Neste item, não devem constar quaisquer observações experimentais, pois, as mesmas fazem parte dos Resultados e Discussão. Use o tempo verbal de maneira apropriada e impessoal (determinou-se, transferiu-se, coletou-se).

10. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Esta é a parte mais importante do relatório e descreve os principais resultados obtidos em aula, na sequência em que o procedimento foi realizado. Neste item são apresentados os resultados de forma objetiva e lógica, acompanhados de uma análise crítica dos mesmos, com base nos conceitos químicos envolvidos. Devem-se incluir com clareza todos os cálculos efetuados e os resultados obtidos podem ser apresentados na forma de tabelas ou gráficos, de modo a comunicar melhor a mensagem. Compare os resultados obtidos com o que era esperado com base na teoria (descrita na Introdução) ou em resultados já publicados. Se os resultados diferem do que era esperado, na discussão deve-se procurar explicar porque, refletindo sobre possíveis fontes de erro. Indique sempre as unidades usadas nas medidas. Discuta (explique) cada observação experimental (mudança de cor, aquecimento, etc.) e os resultados obtidos (massa final, rendimento, densidade, etc.) (2,5 pontos).

11.CONCLUSÃO: Síntese pessoal (do grupo) sobre as conclusões alcançadas com o trabalho. Destaque os resultados mais significativos do trabalho. Não apresente nenhuma conclusão que não seja fruto de discussão do seu grupo. Parágrafo único, mínimo de 10 linhas e máximo de 20 linhas (1,0 ponto).

12. REFERÊNCIAS: Livros e artigos usados para escrever o relatório, bem como endereços eletrônicos. Devem ser indicados cada vez que forem utilizados, seguindo-se as regras da ABNT. Utilizar no mínimo um livro ( ver referência bibliográfica do plano de ensino) e um artigo científico (1,0 ponto).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com