TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
[pic 1]

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA  

ESTUDO DAS LINHAS ENERGÉTICAS E DIFERENÇAS DE CARGAS OBSERVADAS E CALCULADA

Cuiabá – MT
2021

DANIELY MENDES

JOELINA LARA

JONATHAN MAYCON

LURDEMILLA SARA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA -  DAS LINHAS ENERGÉTICAS E DIFERENÇAS DE CARGAS OBSERVADAS E CALCULADA

                                                         Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Hidráulica dos Condutos Forcados, sob orientação da Dr. Weliton Tattom, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso, como requisito parcial de avaliação.


Cuiabá – MT
2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS        5

2.1        Objetivos Gerais        5

2.2        Objetivos Específicos        5

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        5

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

5.        CONCLUSÃO        15

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Por meio da Equação de Bernoulli é possível relacionar a pressão e a velocidade de um fluido que escoa linearmente sob efeito da gravidade, permitindo calcular a carga de pressão, onde é possível calcular também a somatória das energias do fluido (energia total), sendo elas energia de posição, energia cinética e energia de pressão.

A pressão é proporcional aos metros de coluna d’água (mca) e dependem somente da altura da coluna de líquido. Portanto, as pressões em qualquer ponto no interior do líquido não dependem do formato ou do volume do reservatório. A altura de posição depende da topografia local e a cinética varia de acordo com algumas características, como por exemplo, o diâmetro da tubulação.

Quando há um fluido escoando em uma tubulação, a vazão se mantém constante, quando o diâmetro da tubulação aumenta, a velocidade tende a diminuir, portanto a pressão aumenta para que a vazão se mantenha constante ao longo da tubulação. 

Sendo assim, há uma relação inversamente proporcional, ou seja, quanto maior a velocidade do fluido, menor a pressão e vice-versa. Esse tipo de variação de pressão acontece somente em condutos forçados, sem que haja contato com o meio externo. Caso haja qualquer perturbação, poderão ocorrer alterações de pressão e velocidade ao longo da tubulação.

Conhecendo a trajetória do fluido os valores de  (carga de pressão) podem ser representados através de cotas geométricas em relação ao plano horizontal, a soma  + z (carga de posição) é chamada de carga piezométrica. Se acima dessa carga for acrescentado os valores da energia cinética , obtemos a linha de energia. Conhecida como equação de Bernoulli temos:  A linha energética acompanha o escoamento, exceto se for adicionada uma energia externa na tubulação. [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

A Equação de Bernoulli é representada por:

 (1)[pic 7][pic 6]

Em que o primeiro termo se refere à carga de pressão, o segundo a carga de velocidade e o terceiro a carga geométrica. A somatória deles resulta na Energia. Conhecendo-se a trajetória do fluido os valores de  (carga de pressão) podem ser representados através de cotas geométricas em relação ao plano horizontal, a soma  + z (carga de posição) é chamada de carga piezométrica. Se acima dessa carga for acrescentado os valores da energia cinética , obtemos a linha de energia. A linha energética acompanha o escoamento, exceto se for adicionada uma energia externa na tubulação. A equação de Bernoulli é largamente aplicada para estudar turbinas de usinas hidrelétricas, manômetros, fluxo de abastecimento de água, tubulações de gases etc. [pic 8][pic 9][pic 10]

Para o desenvolvimento do experimento, foram utilizados dois cálculos para a carga de pressão: estimada e observada. Para a estimada assume-se como verdadeira a hipótese da conservação da energia, ou seja, ao longo de um sistema hidráulico não há perdas de energia, sendo, E1 = E2 = E3 = E4 na qual E1, E2, E3 e E4 são os termos que representam a energia total do sistema hidráulico e seus componentes estão expressos na equação 1. Logo, para cálculo da observada são consideradas as cargas de pressão, com todas as perdas no sistema e feito a devida comparação para melhor análise.

  1. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

  1. Objetivos Gerais

  • Identificar a contribuição das cargas de posição, cinética e de pressão para o sistema.
  • Comparar a carga de pressão calculada com a observada;
  1. Objetivos Específicos

  • Identificar a carga de posição do sistema estudado;
  • Verificar e anotar a carga de pressão dos sistemas calculados e o observado;
  • Determinar a vazão;
  • Calcular e comparar as cargas de posição, cinética e de pressão pela Equação de Bernoulli.
  1. MATERIAIS E MÉTODOS

No experimento proposto, utilizou-se os seguintes materiais:

  • Cronometro;
  • Piezômetro;
  • Régua;
  • Copo de medidas;
  • Bomba hidráulica;        
  • Conjunto de tubulações;
  • Bloco de madeira
  • Reservatório;

O experimento foi realizado no Laboratório de Hidráulica da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET).

[pic 11]

Figura 1 – Sistema de teste

No experimento, há um sistema de circulação de água em condutos forçados construído sobre um plano de referência. Neste sistema, há um reservatório ligado a uma bomba, que por sua vez, é controlada por uma fonte variável. Em princípio, o ensaio é divido em quatro pontos de leitura como mostra a figura 1, sendo estes, acoplados a tubos piezométricos, com a finalidade de ler a carga de pressão em cada ponto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (467.6 Kb)   docx (855 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com