TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Pratica - Olhar Sob os Corpos

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

A professora Maria Cecília nos fala sobre a importância de nós como professores, sabermos lidar com as diferenças de gênero, principalmente na rotina escolar onde devemos trabalhar a ideia de gênero e sexualidade entre homens e mulheres.

Ela nos relata sobre o passado que nos traz historicamente a ideia que uma sociedade gerou essa separação entre homens e mulheres e como devem se comportar.

Temos vários discursos e historicamente o feminino é entendido como subordinado e analisado fora da história, porque sua presença não é registrada, libertar a história é falar de homens e mulheres numa relação igualitária, é resgatar a dívida com a memória. Falar de mulheres não é somente relatar os fatos em que esteve presente, mas reconhecer o processo histórico de exclusão. É exibido várias percepções que nos trazem na atualidade direitos igualitários conquistados. Mas ainda sofremos com essa luta e vivemos atualmente em uma sociedade preconceituosa e cheia de violência. Temos uma situação alarmante e com a pandemia os casos de violência só aumentam. Não é feminismo como dizem alguns comentários do próprio vídeo e sim lutar pela vida. Como educadores devemos refletir de modo a desmistificar os preconceitos, buscar novas concepções que envolvem vivências sobre gênero e sexualidade a fim de contribuir para a melhoria do processo da educação e criação do cidadão para a sociedade.

A Professora Ana Martha, nos mostra o conceito da teoria que geram um campo de conhecimento que explicam fatos que precisam ser expostos, norteiam nosso processo educacional. A partir do exposto, é possível concluir que o trabalho de Henry Wallon onde é marcado por uma visão humanizada na educação, trazendo um ser biologicamente social em seu aspecto integral, sendo relevante no repensar das práticas educativas, no respeito ao outro em suas particularidades e na importância das emoções no processo ensino-aprendizagem. É importante para marcar a posição que a educação não é um processo apenas intelectual, devemos visar o desenvolvimento integral da pessoa entre eles a inteligência, a sensibilidade, o sentido ético, a responsabilidade pessoal, a espiritualidade, o pensamento autônomo e crítico, a imaginação e a criatividade.

Um bom educador é aquele que observa seus alunos e a forma como eles agem e lidam com as coisas. É importância que o professor perceba a participação emocional do aluno, e introduzir práticas que permitam discussões, falas, expressões e que valorizem sentimentos, emoções e ações me parece uma excelente estratégia para o ensino aprendizagem.

Situação 1 - Liberdade de ação por meio dos corpos

Atividades onde meninos e meninas tenham os mesmos direitos de demonstrar suas necessidades, seus gostos, suas personalidades e outros aspectos. É uma construção de direitos iguais, independente de gênero, raça, religião.

Situação 2 - Regulação dos corpos

Atividades onde meninos e meninas são separados por cores ou quantidade. Ou até mesmo usar uma expressão por exemplo "não chore que isso é coisa de mulher" e "futebol é esporte de homem"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com