TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - LL E LP

Por:   •  28/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  1.307 Visualizações

Página 1 de 4

  RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

               

       ENSAIO CASA GRANDE

       LIMITE DE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE

Por

Mato Verde – MG Outubro / 2016


1. INTRODUÇÃO

A consistência do solo está entre as características mais importantes nos estudos da engenharia. Ela determina o comportamento do solo ante determinadas tensões e deformações. O fator de consistência também é determinante na resistência do solo à penetração e na compactação e seu conhecimento possibilita a determinação do momento adequado do uso de técnicas que favoreçam um bom manejo do solo, propiciando melhor conservação do mesmo, além de diminuir a demanda energética nas operações mecanizadas.

2. OBJETIVO

Determinar o Limite de Liquidez, que trata-se da quantidade de umidade do solo, onde o mesmo muda do estado líquido para o estado plástico, ou seja, perde a sua capacidade de fluir. (NBR-6459).  Determinar o Limite de Plasticidade com procedimentos segundo a NBR 7180/94.

                                        3. METODOLOGIA

No dia 27 de setembro de 2016, foi realizado um ensaio de granulometria para agregados miúdos no Laboratório de Solos das Faculdades Favenorte Campos Mato Verde pelos alunos do 6º período de Engenharia Civil.

O material utilizado no ensaio para determinação do limite de liquidez e plasticidade foi a “argila”  originária  da  cidade  de  Mato Verde  –MG.  Os  equipamentos utilizados no ensaio foram:

- Balança de precisão para décimos de gramas.

- Peneira 40

- Almofariz

- Recipiente de Porcelana

- Espátula

- Aparelho Casagrande

- Cinzél

- Placa de Vidro Esmerilhada

- Placa de Vidro fosco

- Cápsulas para a Determinação da Umidade

  • PROCEDIMENTO – Limite de Liquidez

Antecedendo o ensaio foi feito novamente o ensaio granulométrico que envolveu a proposta de obter os cinco tipos de homogeneização com os respectivos números de golpes: 10; 15; 20; 25 e 30 que ficou divido por grupos de acadêmicos. Onde perpassou-se pelos seguintes passos.

- Um grupo peneirou-se o solo na peneira 40 e distribuiu-se entre os outros grupos.

- Colocou-se parte da amostra de solo no recipiente de silicone e aos poucos foi-se adicionando água a fim de se obter  a consistência determinada pela professora. Mexendo o solo por 15 minutos.

- Passou-se para a concha do aparelho de Casagrande a massa úmida de solo, espalhando-a, de modo que a mesma ocupe aproximadamente 2/3 da superfície as concha.

- Fez-se com o cinzel uma ranhura no meio da massa de solo, segundo o plano de simetria do aparelho de Casagrande e no sentido de maior comprimento do aparelho.

- Acionou-se o aparelho Casa Grande e contou-se o número de golpes até que se constatasse o fechamento da ranhura quando se deve parar a operação.

- Retirou-se uma pequena quantidade de material no local onde as bordas da ranhura se tocaram colocou-se em suas respectivas capsulas e foram pesadas.

  • PROCEDIMENTO – Limite de Limite de Plasticidade

- Destorrou-se o solo, peneirou-se em peneira 40 e homogeneizou-o afim de chegar a uma consistência perfeita, que segundo a professora quando manuseada não gruda/suja a mão, mas sob queda fragmenta-se.

- Com a pasta de solo obtida, moldou-se uma pequena quantidade da massa em forma elipsoidal, rolando-a sobre a placa de vidro, com pressão suficiente da mão para lhe dar a forma de cilindro, até que fissure em pequenos fragmentos quando esta massa cilíndrica atingir dimensões de 3 mm de diâmetro e 10 cm de comprimento.


4. RESULTADOS

Segue o resultado.

1º ENSAIO

2º ENSAIO

3º ENSAIO

4º ENSAIO

Nº CAPSULA

1

2

3

4

SOLO ÚMIDO + CAP(G)

23,90

32,00

39,30

28,30

SOLO SECO + CAP(G)

23,10

30,40

38,20

26,30

PESO CAPSULA

9,30

9,60

10,10

9,40

Nº DE GOLPES

36

25

20

17

Sabendo-se que h= Pa/Ps X 100, onde:

Pa= Solo úmido – Solo seco;

Ps= Solo seco – Peso da capsula.

Temos:

1º ENSAIO

2º ENSAIO

3º ENSAIO

4º ENSAIO

Nº CAPSULA

1

2

3

4

ÁGUA(G)

0,80

1,60

1,1

2,00

SOLO SECO(G)

13,80

20,80

28,10

16,90

UMIDADE

5,797%

7,692%

3,914%

11,834%

[pic 3][pic 4]

6. CONCLUSÃO

Concluímos então que é de primordial importância realizar ensaios para uma boa elaboração da obra, pois mesmo que as porcentagens de problemas sejam pequenas em ralação as quantidades analisadas, pode-se acabar fazendo a escolha errada e adquirindo um material de baixa qualidade comprometendo a obra. Foi muito interessante e proveitosa a realização do ensaio, onde pudemos ver de forma real a necessidade de se conhecer o solo com a qual estamos trabalhando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (351.2 Kb)   docx (353.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com