TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO – PROJETO DE PONTE DE PALITOS

Por:   •  31/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  1.218 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO – PROJETO DE PONTE DE PALITOS

Trabalho de estática e estrutura isostática apresentado como exigência parcial para a obtenção do grau de Engenheiro, à Faculdade de Engenharia Engenheiro Celso Daniel do Centro Universitário Fundação Santo André.

Professor:

Prof. Me. Jeferson A L Souza

SANTO ANDRÉ 2017


RESUMO

        Este trabalho consiste em um relatório de desenvolvimento do projeto de ponte de palito de sorvete que busca descrever os principais objetivos, materiais e a metodologia utilizados para elaboração da ponte. Além disso, como forma de comprovar o procedimento aplicado serão expostos os cálculos realizados ao longo desta atividade.


OBJETIVOS

        A construção da ponte de palito de sorvete tem como objetivo evidenciar de forma prática as teorias e métodos apresentados em sala de aula, além de demostrar o comportamento estrutural de uma ponte de treliça ao aplicar uma determinada carga sobre ela.  

 DESENVOLVIMENTO

        Tendo em vista o objetivo exposto acima, o estilo de treliça utilizado na confecção da ponte foi o Warren. A escolha deste modelo é justificada por conta de sua larga aplicação nas construções de pontes metálicas do século passado, principalmente nos EUA. Este modelo consiste em barras metálicas de formato triangular com apoio de outras barras verticais, as quais, por sua vez, possuem carga nula e conferem maior estabilidade à estrutura.

[pic 1]

Figura 1: Exemplo de ponte treliçada Warren.

        Para a elaboração da ponte o grupo utilizou-se de palitos de sorvete e cola, que são a base do projeto e baseou-se no modelo explanado anteriormente. Desta forma, o desenvolvimento da ponte se deu a partir dos suportes triangulares do modelo, os quais foram montados separadamente e ligados por meio das barras horizontais, para que, por fim a junção das duas partes triangulares já articuladas fosse unida através do tablado.

        O passo a passo da construção da ponte pode ser pontuado da seguinte forma:

  MEMÓRIA DE CÁLCULO

        Na elaboração dos cálculos o método escolhido pelo grupo foi o “Método de Ritter”, mais conhecido como Método das Seções, o qual corta a treliça em duas partes. Ao cortar a treliça deve-se observar que o corte intercepte de tal forma que se apresentem no máximo 3 incógnitas, pois somente desta forma, pode-se chegar a uma solução por meio das equações de equilíbrio. É importante ressaltar que entrarão nos cálculos somente as barras da treliça que forem cortadas e as forças ativas e reativas da parte adotada para a verificação de equilíbrio.

        Tendo em vista o método explicitado acima e o peso que a ponte deve suportar em seu centro (60KG), serão expostos os cálculos de forma mais detalhada a partir deste momento:


REFERÊNCIAS

        http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgEjwAA/pic-2013-ponte-macarrao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com