TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AUTO DESENVOLVIMENTO- PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE

Trabalho Universitário: ATIVIDADE DE AUTO DESENVOLVIMENTO- PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE AUTO DESENVOLVIMENTO- PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE

- Dar oportunidade as crianças, adolescentes, jovens e adultos de expor suas ideias, suas experiências e juntos aos educadores procurar entender e usufruir dos saberes, das situações, condições de trabalho que juntos aos cursos de formação de educadores e docentes todos ganham com experiências trocadas e vivenciadas.

- Promover aprendizagem baseado na experiência, através dessas experiências vividas o educador passa a ter autonomia do que vem aprendendo, infelizmente as escolas públicas impedem os professores de agirem como sujeitos sociais e profissionais.

- A escola tem que ser considerada como espaço de direito, não apenas dos educadores, mas principalmente dos alunos, das crianças, adolescentes, filhos de trabalhadores que frequentam nossas escolas.

Como então tornar a escola um ambiente social, onde possamos contar com inclusão social:

- Dar chance a educadores, investir na formação do professor, dar oportunidade aos educandos de se expressarem, respeitando as diferenças, sociais, sexuais,

raças, etnias entre outros. Aprender juntos em coletivo.

As relações entre educação e trabalho tem sido abordado de diferentes modos.

Em tempos atuais a educação coincide com escola, a tendência dominante é a de colocar a educação no campo do não trabalho. A partir daí surge o caráter improdutivo da educação.

Mudou-se essa situação a partir da década de 60 com o surgimento da teoria do capital humano, na qual a educação passou a ser fundamental para o desenvolvimento econômico.

O trabalho como princípio educativo está ligado à própria forma de ser dos seres humanos. Através do trabalho que transformamos a natureza em meio de vida. Somos parte dessa natureza. Produzir os meios de vida pelo trabalho, não significa apenas que transformando a natureza, estaremos também transformando a nós mesmos, consequentemente a atividade prática é o ponto inicial do conhecimento, da cultura e da conscientização.

O trabalho é princípio educativo na maneira em que se define, através do grau de desenvolvimento social alcançado historicamente, a maneira de ser da educação em conjunto.

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »