TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Por:   •  15/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

ETEC DE GUAIANAZES

GUILHERME SANTANA – nº14

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

MUGEU - MUSEO GEOLOGICO VALDEMAR LEFÈVRE

SÃO PAULO

2018


Sumário

Introdução        3

Desenvolvimento        5

Referências Bibliográficas        9


Introdução

Este relatório tem como objetivo apresentar informações adquiridas a visita técnica ao Museu Geológico Valdemar Lefèvre, tais como equipamentos geológicos do século passado, fotografias antigas, mapas, coleções de minerais, de rochas e de fósseis, onde essas informações serão de suma importância para aprimorar o conhecimento a respeito das matérias estudadas.

No dia 24 de março de 2018 sob a orientação da professora Aparecida Massako, foi realizada a visita técnica pela turma do 1°modulo de edificações ao MUGEO (Museu Geológico Valdemar Lefèvre); localizado na Av. Francisco Matarazzo, nº 455, São Paulo.

O MUGEO foi criado em 14 de novembro de 1967, mas parte de seu acervo originou-se na Comissão Geográfica e Geológica – CGG (1886-1931).

Tem como finalidade disponibilizar ao público parte do acervo da comissão geográfica e geológica.

Este documento contém informações sobre os utensílios e materiais encontrados no Museu, transmitindo os conhecimentos absorvidos para que aja a compreensão do trabalho realizado pelos exploradores e científicos das diversas expedições em solos virgens e desconhecidos.


Desenvolvimento

Inicialmente tivemos contato visual com os fosseis, onde era ilustrado suas origens, tipos e características.

  • Formação dos horizontes: No decorrer de milhares de anos os solos formam horizontes, onde os mesmos trazem consigo características de seus respectivos minerais. A seguir vemos a ilustração do exemplo de um solo sedimentar do fundo de um oceano.

[pic 1]  [pic 2]

  • Categoria de cortes: Havia fosseis retirados de um deposito marinho, como por exemplo: Gastrópodas, Mandíbula de dentes de Itasuchus sp,Parapachydicus sp, entre outros.

[pic 3] [pic 4] [pic 5]

  • Fosseis de dinossauros: Os fosseis disponíveis pertencem a espécie Titanosaurus (herbívoros e que chegaram a atingir 12 metros de comprimento), onde os fragmentos existentes no local são: Rádio, Vértebras caudais, Arco hemal, Fêmur, Pedaço de úmero esquerdo, Omoplata, Fragmento de fêmur, etc.

[pic 6]   [pic 7]

  • Minerais: A partir dos minerais que são extraídos das rochas, são feitas a fabricação de diversos materiais existentes em nosso dia a dia. A natureza tem suma importância para produção desses produtos. Temos como exemplos de minerais:
  • Gipsita: Fabricação de cimento e gesso.
  • Sodalita: Ornamento e revestimento.
  • Wolframita: Metal de endurecimento na manufatura de aços
  • Pedras Semipreciosas: peças ornamentais, bijuterias, joias, etc.
  • Grafite: Cadinhos, refratário para as indústrias do aço, latão e bronze.
  • Calcita: Fabricação de cimento e cal para argamassa.

Dentre outros minerais apresentados no local.

[pic 8]

  • Minerais e composição: Encontramos um acervo internacional que contém diversos tipos de rochas, onde foram analisadas as características para a descoberta de novos minerais que foram encontrados em sítios arqueológicos.

[pic 9]   [pic 10]

  • Mapeamento por regiões: Através de rochas e segmentos, foram feitos estudos e criados industrias e jazidas de acordo com a concentração dos mesmo em tão região. Como por exemplo: Santa Bárbara do Oeste com Jazidas de argila, São Carlos com Industrias de Cerâmicas, dentre outras regiões brasileiras com grandes produções de gesso, .argilas, etc.

[pic 11]   [pic 12]

  • Equipamentos de topografia: Foram apresentados equipamentos que foram usados nos séculos XVI e XVII na topografia, sendo eles: marca passos, bussolas, cadernetas, tedeolitos, etc.

[pic 13] [pic 14] [pic 15]


Referências Bibliográficas

http://mugeo.sp.gov.br/, Acesso 01 de abril de 2018 às 13:17

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (616.4 Kb)   docx (511.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com