TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DESTILAÇÃO SIMPLES

Por:   •  19/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA QUÍMICA

LABORATÓRIO DE QUÍMICA I

GIOVANNA DOS SANTOS ARAÚJO

SONY RAMOS ARAÚJO

SUELLEN IZIDORO DOS REZES

DESTILAÇÃO SIMPLES

Maceió - AL 2022

GIOVANNA DOS SANTOS ARAÚJO

SONY RAMOS ARAÚJO

SUELLEN IZIDORO DOS REZES

[pic 2]

DESTILAÇÃO SIMPLES

Maceió - AL 2022

RESUMO

Misturas são compostos com diferentes substâncias, em sua maioria com propriedades físicas não constantes. Elas podem ser homogêneas que apresenta uma única fase ou heterogêneas podendo apresentar duas ou mais fases. Um dos meios de separação de misturas é a destilação que ocorre com a mudança de temperatura, a destilação usada nesse experimento foi a destilação simples. As manipulações realizadas em laboratório e descritas nesse relatório tem como finalidade fazer a separação via destilação simples, de uma solução de água e sulfato de cobre II. Inicialmente adicionou-se ao destilador simples perolas de vidro e 50mL de sulfato de cobre II e ligou o aquecedor para se iniciar o processo, o resfriamento do solvente evaporado aconteceu por meio de água corrente. O processo ocorreu em quatro horas e trinta e cinco minutos, finalizando a 105.0° C, ao fim do experimento obteve-se 47mL de água via erlenmeyer, assim restando o correspondente a 3mL de sulfato de cobre II sólido no balão. Com isso foi possível concluir o objetivo que era separar o sulfato de cobre II da água controlando principalmente a temperatura no balão, para se manter perto da faixa de 100°C, a temperatura de ebulição da água em condições ambientes.

Palavras-chaves: separação de misturas, destilação, sulfato de cobre II, temperatura.

SUMÁRIO

2. INTRODUÇÃO        5

3. OBJETIVOS        6

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        6

4.1 MATERIAIS E SUBSTÂNCIAS        6

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

5.1 RESULTADOS        7

5.2 DISCUSSÃO        7

6.        CONCLUSÃO        9

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

2. INTRODUÇÃO

A maior parte das matérias que é possível encontrar seja em laboratório ou no dia a dia consiste em misturas de diferentes substâncias. Em uma mistura cada substância mantém sua identidade química e propriedades. Assim diferente da substância pura que por definição tem uma composição fixa, já composição de uma substância na mistura pode variar. Além do que misturas são materiais cujas propriedades físicas não são constantes, mas variam em uma determinada temperatura e pressão. Assim, basta medir as propriedades físicas, como os pontos de fusão e ebulição e a densidade. Caso se apresentem constantes e bem definidas, trata-se de uma substância pura. Uma mistura possui duas ou mais substâncias e essas substâncias que a constitui são chamadas de componentes da mistura.

As misturas tem duas classificações elas podem ser homogêneas ou heterogêneas. A mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases, sendo fase cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.

Um dos meios de separação das substancias que compõem a mistura é a destilação que ocorre pela mudança de temperatura para que o componente de interesse mude de estado físico. A propriedade das substâncias utilizada neste processo é o ponto de ebulição, ou seja, temperatura em que ocorre a mudança do estado líquido para o gasoso. Existe dois tipos de destilação a destilação simples e a destilação fracionada, nesse experimentos foi feito o uso da técnica de destilação simples.

A destilação simples faz a separação de misturas homogêneas, formadas exclusivamente por um sólido dissolvido em um solvente, que separa o componente líquido do componente sólido. O objetivo da técnica é separação das duas substâncias sem perdas para o ambiente. Para que ocorra a destilação simples, as temperaturas de ebulição do soluto e solvente precisam ser as mais distintas possíveis, pois caso essas temperaturas sejam próximas, o processo não ocorrerá. Ao final do processo de destilação simples, obtém-se o soluto e o solvente da mistura em dois recipientes diferentes.

3. OBJETIVOS

Fazer a separação via destilação simples, de uma solução de água e sulfato de cobre (CuSO4). Observando as temperaturas de ebulição de cada substância e a diferença de temperatura do momento inicial da destilação ao final com a separação.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.1 MATERIAIS E SUBSTÂNCIAS

• Aparato de destilação;

• Pérolas de vidro;

• Espátula de aço inox;

• Solução aquosa de Sulfato de Cobre II (CuSO4) a 0,3mol. L-1 (0,3M);

• Proveta de capacidade volumétrica de 50 mL;

  1. MÉTODOS

Inicialmente foi colocado os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que consta nesse caso como luvas, jaleco e óculos de proteção. Após isso, foi colocada sobre a mesa a proveta de 50 mL, a solução aquosa de Sulfato de Cobre II (CuSO4) e a espátula de aço inox. O aparato de destilação que será utilizado no experimento é composto por: balão de destilação, condensador reto e erlenmeyer, manta de aquecimento e termômetro. Então, retirou-se o termômetro e a rolha do aparato de destilação e colocou-se sobre a mesa também.

        Com o auxílio da espátula, foi pego uma quantidade de pérolas de vidro de um pote que estava sobre a mesa e inseridas no aparato, mais precisamente no balão de destilação, para promover uma ebulição mais suave, diminuindo a formação brusca de bolhas de vapor. O balão de destilação é uma vidraria própria para processos de destilação em laboratório, com formato adequado para abrigar e promover o aquecimento da mistura homogênea inserida. Além disso, foi colocado na proveta 50 mL de Sulfato de Cobre II a 0,3M que também foi adicionado no balão de destilação, que após isso, foi “tampado” novamente pela rolha e pelo termômetro, antes retirados. Então, a seguir a manta aquecedora (equipamento que aquece de maneira moderada as substâncias em análises, composto por um isolante térmico e elétrico, possibilita o controle da temperatura de maneira mais uniforme, fornecendo a energia na forma de calor necessária para promover a evaporação de todo o solvente), que é acoplada ao balão, foi ajustada para realizar o experimento. A temperatura foi colocada na posição 4 e a máquina ligada, juntamente com a torneira de água conectada ao aparato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (568.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com